Calendario 03 / Abril / 2013 Cantidad de comentario 13 Comentarios
Entrevista a Manuela Travassos, autora do livro “Exercícios de Paint.NET – Nível 1”

Quem é a autora Manuela Travassos?

A minha formação académica é em Educação e Psicologia. Por gosto pessoal, estudo, pesquiso e testo de forma auto didacta os conceitos de edição de imagem há 5 anos, tendo vindo desde então a “auto especializar-me” no programa Paint.Net.

O manual “Exercícios de Paint.NET – Nível 1” é o primeiro livro que publica na Bubok. O que podemos encontrar no livro?
Desenvolve uma 1ª série de 20 exercícios práticos de edição de imagem, descritos passo a passo, com um grau de dificuldade crescente e acessíveis a todos os iniciantes. Constituí um ponto de partida para o leitor realizar assim os seus próprios projectos artísticos.

“[o livro] constituí um ponto de partida para o leitor realizar assim os seus próprios projectos artísticos”

O que a levou a escrevê-lo?

Os meus alunos. Não existe informação em língua portuguesa no mercado acerca do programa Paint.Net, pelo que fui construindo os meus próprios materiais para passar aos alunos.

Este é o primeiro volume de uma colecção. Para quando a publicação dos volumes seguintes?

O objectivo seria concretizar a publicação do Nível 2 e do Nível 3 em 2013-2014. Como sabe a escrita é um processo moroso, no caso específico do meu livro, ele reveste-se de conteúdos técnicos, e a reduzida bibliografia disponível é basicamente em inglês, o que pressupõe traduções, compilação e testagem de dados. A estes factores acresce a análise do impacto que o Nível 1 tem nos leitores, concretamente a nível de vendas.

“Não existe informação em língua portuguesa no mercado acerca do programa Paint.Net, pelo que fui construindo os meus próprios materiais para passar aos alunos”

Enquanto escrevia o livro, tinha algum ritual que gostava de respeitar?

Pauto-me pelo rigor e seriedade na transmissão, pelo que sempre que escrevia/escrevo utilizo dois programas em simultâneo, abertos lado a lado (Edição de texto e Edição de imagem). Executo num o que escrevo no outro, e realizo printscreens das diversas etapas. Digamos que é uma escrita em diferido.

“pauto-me pelo rigor e seriedade na transmissão”

 

Qual a sensação de ter um livro publicado?

É algo que vivo com uma satisfação interior muito reconfortante, um prazer de mim para comigo mesma. Basicamente é o prazer que temos quando construímos algo que nos traz um forte sentido de realização pessoal.

“[a publicação] é o prazer que temos quando construímos algo que nos traz um forte sentido de realização pessoal”

 

Como é que promoveu o livro até agora?

Através da minha lista de contactos, das redes sociais, nomeadamente fb, e também no fórum do paint.net, para o qual tive a sugestão/convite de um autor da Nova Zelândia e que faz parte do Staff técnico do Paint.Net. No entanto o fórum é maioritariamente utilizado por membros de língua inglesa e alemã, pelo que esta divulgação acaba por não ser em Portugal.

Qual o feedback que tem tido dos seus leitores? Sabemos que a maioria são seus alunos…

É verdade. Tenho sido muito acarinhada por todos. Organizaram o lançamento do livro, evento que guardo como fazendo parte daqueles dias únicos e especiais que temos na vida. Tenho o feedback de algumas pessoas que estão a seguir o livro e que o consideram muito acessível e um óptimo instrumento de trabalho.

“Tenho o feedback de algumas pessoas que estão a seguir o livro e que o consideram muito acessível e um óptimo instrumento de trabalho”

 

O que recomenda a quem está agora a escrever um livro?

Seja qual for a temática, há que ser rigoroso quanto aos conteúdos, em termos de exactidão e seriedade. Depois… é esboçar um plano, andar sempre com um bloco de notas e também ter/desenvolver alguma autodisciplina. Em termos de publicação, a edição de autor com a retaguarda da Bubok é um passo para a sua concretização!

“Em termos de publicação, a edição de autor com a retaguarda da Bubok é um passo para a sua concretização!”

 

Como é que conheceu a Bubok? O que a levou a publicar connosco?

Quando diversas pessoas me sugeriram publicar os meus materiais, e eu própria me deparei com um vasto ‘espólio’, ponderei na possibilidade de os partilhar com outros que também tenham a mesma dificuldade em encontrar bibliografia no mercado português. Neste contexto tive conhecimento da Bubok via internet, estabeleci um 1º contacto, tive de imediato um feedback bastante profissional e muito ao meu gosto, e avancei. Quero sublinhar que publicar com a Bubok foi uma experiência muitíssimo interessante, eficiente, na qual tudo fluiu a bom tempo e o livro chegou a bom porto! Tive 100% de apoio e suporte por parte da Bubok, excedeu largamente as minhas expectativas!

13 comentários para “Entrevista a Manuela Travassos, autora do livro “Exercícios de Paint.NET – Nível 1””
  1. Equipa BUBOK.pt
    Manuel Cruz

    Por ser um apaixonado por fotografia, tenho utilizado o Paint Net com resultados surpreendentes. Aguardo que o livro seja colocado à venda na zona onde vivo (Aveiro) para o comprar, podendo assim tirar mais partido do programa. Deixo uma pergunta: “Para quando se prevê a venda do livro a nível nacional”?

  2. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Manuel, pode comprar o livro na nossa livraria e tê-lo entregue em todo o país. Se gostava de o ver à venda em alguma livraria perto de si pode sugerir-nos qual.

  3. Equipa BUBOK.pt
    Maria Portela

    Faz-me bem ver a felicidade e realização daqueles que amo. A Manuela está no meu mapa afetivo. Parabéns querida.
    À equipa BUBOK, agradeço que me mandem a informação por mail, para a compra deste livre, com pagamento por multibanco. Compliquei, penso, a primeira vez que o tentei comprar.
    Obrigada
    Maria Portela

  4. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Maria, pode telefonar-nos e fazer o pedido ao telefone com um assistente que o vai acompanhar passo-por-passo. Encontra os números de telefone ao cimo esta página.

  5. Equipa BUBOK.pt
    Deonilde e Natálias,

    Somos Alunas da Professora Manuela Travassos,” Deonilde” e” Natália “e Não Temos Palavras para Agradecer,Elogiar e Admirar a Sua Inteligencia,Trabalho,Dedicação e Amizade para com todos os seus alunos.Parabéns e Muito Obrigada pela sua grande “Arte” de Escrever e Ensinar!..Bjs Deonilde e Natália.

  6. Equipa BUBOK.pt
    Manuela Travassos

    A equipa BUBOK.pt já respondeu às duas questões colocadas, no entanto quero deixar aqui o meu agradecimento à Maria bem como ao Manuel pelo interesse que manifestam no meu livro. E, fundamentalmente, por fazer parte do mapa afetivo 🙂 sentimento que é mútuo

  7. Equipa BUBOK.pt
    Jorge Edma Carriço

    Manuela, é um trabalho excepcional!
    Este livro representa uma referência na edição de imagem usando Paint .NET em Portugal. É super fácil de seguir graças às ilustrações, à forma como o livro está estruturado e à excelente escrita.

    Muitos Parabéns!

  8. Equipa BUBOK.pt
    António Guerreiro

    Subscrevo o que as colegas Deonilde e Natália disseram. A Professora Manuela não só tem conseguido que os seus alunos tenham adquirido competências com o Paint.NET como também lhes revelou um mundo de possibilidades artísticas. Todo o meu agradecimento é pouco para quem me alargou horizontes até ao ponto de me demonstrar que também me é possível fazer arte.
    Parabéns pelo seu livro!
    António

  9. Equipa BUBOK.pt
    Rosa Fradiano

    A autora do livro “Exercícios de Paint Net” Manuela Travassos, é uma pessoa que com grande profissionalismo, dedicação e empenho, nos transmite a nós alunos, todo o seu saber acerca da matéria do Paint Net e ao público em geral, a partir do momento em que escreveu um livro muito bem estruturado, possibilitando nesta conformidade que todos os amantes da matéria possam aprender e por em prática variadíssimas técnicas e realizarem trabalhos inéditos.
    Parabéns pelo seu livro!
    Rosa Maria

  10. Equipa BUBOK.pt
    Manuela Travassos

    Muito obrigada pelos vossos simpáticos comentários! A todos em geral e aos meus queridos alunos em particular 🙂

  11. Equipa BUBOK.pt
    Fernando liberato

    É um orgulho ter como amiga uma pessoa como a Manuela:
    lutadora, trabalhadora, inteligente, e sempre disponível para ajudar.
    Adquiram este livro porque é uma óptima ferramenta de trabalho
    e de laser.
    Beijocas
    NANDA E FERNANDO

  12. Equipa BUBOK.pt
    Isabel Maria Martins

    Penso que já tudo foi dito sobre a autora do livro (uma excelente ajuda para prosseguir com o trabalho realizado nas aulas). Como professora quero agradecer todo o apoio e empenho que pôe e a forma como nos transmite os seus conhecimentos sobre a matéria. Como amiga uma pessoa sempre presente a qualquer pedido de ajuda. Como autora mostra-nos uma obra acessível a qualquer um, de uma forma simples e cheia de pormenores muito úteis. Parabéns pelo esforço e muito, muito obrigada por nos ajudar a ser também mais criativos.
    Um grande beijo da Isabel Martins

  13. Equipa BUBOK.pt
    Manuela Travassos

    Muitíssimo obrigada a todos pelos simpáticos e afectivos comentários que aqui expressaram. Estão todos no meu coração 🙂
    Agradeço também aos meus alunos a fidelização que têm para com a disciplina de Edição de imagem / Arte digital, e por consequência também à minha pessoa.
    Bem haja a todos e um beijinho com muito carinho,
    Manuela Travassos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad