Calendario 04 / Janeiro / 2012 Cantidad de comentario 1 Comentario
Entrevista a Robert Manners Moura, autor da Bubok

Quem é o autor Robert Manners Moura?

Robert Manners Moura nasceu em Moçambique e cresceu no Alto Douro, mais precisamente na Régua e em duas quintas dos seus arredores. Na verdade, ele só emprestou a mão ao real autor, que é o contexto cultural em que viveu e ao qual tudo deve.

Desde quando é que se dedica à escrita?

Foi importante o facto da minha professora primária achar que as minhas incipientes redacções eram interessantes. Com a confirmação dos meus professores de Português do ensino secundário, eu comecei a pensar que, talvez, outros se interessassem pelo que eu ia escrevendo.

“eu cresci no Alto Douro e, mesmo quando fora dele, alguma coisa de duriense permaneceu nas minhas raízes”

O livro Douro e Duríades é um romance sobre o Douro. O que o levou a escrever este livro?

Certas pessoas enraízam numa determinada geografia, que se vai tornando no filtro através do qual vêm e percebem o mundo. Eu cresci no Alto Douro e, mesmo quando fora dele, alguma coisa de duriense permaneceu nas minhas raízes.

“o enredo e as personagens têm muito de real e bastante de imaginário”

O enredo e as personagens são inspirados na vida real ou imaginados?

O enredo e as personagens têm muito de real e bastante de imaginário. Parti de uma base mais concreta mas tive depois de me ir afastando da realidade porque as pessoas gostam de ficar bem na “fotografia” e nem sempre isso é possível.

Qual a melhor parte de escrever e de ver o seu livro publicado?

A melhor parte de escrever e de se ver publicado é descobrir que as pessoas se identificam com esta e aquela personagem, a ponto dos leitores mais chegados perguntarem se foram a fonte da minha inspiração.

“a melhor parte de escrever e de se ver publicado é descobrir que as pessoas se identificam com esta e aquela personagem”

O que tem feito para promover o livro Douro e Duríades? Qual a aceitação do livro até agora?

Vencida a minha relutância em publicar, pois sou demasiado perfeccionista, limitei-me a avisar os amigos, os conhecidos e as entidades de longe ou de perto envolvidas com o Douro em geral e o Alto Douro em particular. O processo está em desenvolvimento, pois as pessoas que leram Douro e Duríades transmitem o seu parecer à rede dos seus conhecimentos e amizades e assim sucessivamente. Para uma maior vulgarização foi importante o acesso gratuito ao e-book na época de Natal e começo de um novo ano.

Que conselhos daria a outros autores na promoção dos seus livros?

O meu conselho principal é que acreditem em si próprios, enquanto corrigem e voltam a corrigir, e que também estejam abertos aos conselhos sensatos dos outros.

E às pessoas que estão a pensar em escrever um livro? O que lhes recomenda?

Aconselho que previamente ponderem muito bem os custos que envolvem a publicação, pois é um processo que não é barato. Em tempo de crise económica, os patrocínios são muito difíceis de obter.

“acreditem em si próprios, enquanto corrigem e voltam a corrigir, e que também estejam abertos aos conselhos sensatos dos outros”

Quer deixar alguma mensagem sobre o Douro e Duríades?

Desejo que Douro e Duríades dê aos seus leitores a satisfação que, antes do trabalho penoso das revisões, deu ao seu autor, em termos de criação.

“a Bubok permite publicar com um mínimo de meios e (…) a todo o momento admite que se vá aperfeiçoando o texto”

Como é que conheceu a Bubok? Porque é que decidiu publicar connosco?

Conheci a Bubok depois de um percurso difícil, em termos de editoras tradicionais, com orçamentos prévios proibitivos, só possíveis de aceitar mediante patrocínios, que, na crise económica, praticamente não existem. A Bubok permite publicar com um mínimo de meios e, devido ao processo Print on Demand, a todo o momento admite que se vá aperfeiçoando o texto, também fornecendo valências profissionais conforme as possibilidades financeiras que se forem abrindo. Pode assim passar-se gradualmente de um artesanato pessoal, em que o autor praticamente tudo faz, para um processo em que é possível agregar mais-valias profissionais que, no final, muito podem valorizar o livro.

.

A Equipa da Bubok Portugal

Um comentário para “Entrevista a Robert Manners Moura, autor da Bubok”
  1. Equipa BUBOK.pt
    Nome*João Reis Gomes

    Douro e Duriades é um romanse em que o autor informa profundamente as circunstâncias em que se desenvolve a acção, indo três gerações atrás e dando um quadro muito detalhado das condições físicas do meio : uma paisagem construida a braços do homem a partir do Vale do Douro.
    A Paisagem do Vinho do Porto, é “Património da Humanida” e no romance apercebemo-nos, perfeitamente o seu valor.
    O autor por vezes utiliza palavras e expressões que são um endemismo cultural, que todos como Robert Manners de Moura deverão defender.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad