Calendario 11 / Abril / 2013 Cantidad de comentario Sem comentários
Entrevista a Rui Matata Manuel, autor do livro “Gestão de Denúncias nas Organizações Públicas e Privadas”

Quem é o autor Rui Matata Manuel?

Nascido no município de Icolo e Bengo, Província de Luanda, República de Angola. Residente em Luanda. Licenciado em Marketing e Mestrando em MBA. Publiquei o meu primeiro livro em 2011.

Lembra-se do primeiro texto que escreveu?

Não. Mas lembro-me do momento em que o desejo de escrever começou a correr em mim. Foi quando estudava o 12º ano. Gostava das poesias de William Shakespear, o Britânico, pois era amante da disciplina de ‘Literatura em Inglês’. Contudo, apesar disso, inclinei-me mais para a prosa.

“A raridade de publicações oficiais e a importância do assunto, tanto em Angola como em outros países Africanos e emergentes, levaram-me a publicar”

O que o levou a escrever o livro “Gestão de Denúncias nas Organizações Públicas e Privadas”?

É resultante de um trabalho académico. A raridade de publicações oficiais e a importância do assunto, tanto em Angola como em outros países Africanos e emergentes, levaram-me a publicar o trabalho, embora com algumas alterações no trabalho inicial.

O livro analisa a questão das denúncias nas organizações. Qual foi o seu objectivo ao escrevê-lo?

Ajudar os membros e responsáveis das instituições a compreender as vantagens da existência de um sistema eficiente de gestão de denúncias. Um sistema eficiente ajuda a prevenir danos de gestão e a promover a transparência na gestão.

“África tem um potencial económico emergente. Sendo assim, uma base de transparência é essencial para que tais economias emergentes possam ter sucesso”

E qual foi o objectivo da publicação? Alcançou-o?

Ter o livro publicado na maioria dos países de expressão portuguesa em África dentro dos próximos 5 anos. Porque África tem um potencial económico emergente. Sendo assim, uma base de transparência é essencial para que tais economias emergentes possam ter sucesso.

Quem são os leitores-alvo desta obra?

Gestores e funcionários públicos e privados.

Qual a melhor parte de escrever e de ver o seu livro publicado?

Saber que posso contribuir com alguma coisa para a sociedade.

Como é que promoveu o livro até agora?

Facebook, word-of-mouth, website da Bubok e, em breve, na imprensa em Angola, onde farei a primeira apresentação pública do livro.

“[o livro] é uma ferramenta que pode contribuir para uma melhor gestão das organizações”

Quer deixar alguma mensagem sobre este livro?

Que comprem e leiam, pois é uma ferramenta que pode contribuir para uma melhor gestão das organizações.

Como é que conheceu a Bubok? Porque é que decidiu publicar connosco?

Através do motor de busca da Google. Procurava uma auto-publicadora. Encontrei várias, mas a Bubok foi a que mais próxima ficou de mim por causa da língua Portuguesa, pois o livro é em Português. Os preços também são acessíveis, embora podiam baixar mais, a meu ver.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad