Calendario 25 / Outubro / 2013 Cantidad de comentario Sem comentários

foto coelho de sousa

Quem é o autor Coelho de Sousa?

Coelho de Sousa (1924-1995) é um talento da poesia açoriana e dos poetas mais representativos da sua geração. Foi um esteta cultor do Belo em todas as suas
dimensões. Na poesia, a sua sensibilidade e emotividade vibram alto e forte.

Qual foi o seu percurso como escritor?

Foi um percurso que poderemos considerar curto em livros ( 5 livros publicados, dois em poesia, três em prosa) mas enorme, na qualidade do seu estro poético e da sua participação em todos os movimentos culturais e artísticos do seu tempo.

“[este livro] é uma parte, importante, mas apenas uma parte, da poesia inédita que constitui o espólio literário de Coelho de Sousa”

 

O livro “Testamento Poético” é uma antologia com alguma da sua obra poética. O que o levou a publicá-lo?

O “Testamento Poético” é uma parte, importante, mas apenas uma parte, da poesia inédita que constitui o espólio literário de Coelho de Sousa. Recolhe ainda a poesia que , durante longos anos, leu, interpretou e declamou aos microfones de uma rádio.

Como tem sido a aceitação por parte dos leitores?

Ainda não posso fazer uma valiação global da sua aceitação pelo público a que especiamente se destina – o leitor açoriano, porque ele tem estado à venda apenas on-line. Mas, mesmo aqui, as perspectivas são animadoras.

“[o livro] é o resultado final de vários anos de arrumação, catalogação, selecção e sistematização do variado espólio do autor”

 

Qual é o aspecto mais gratificante na publicação deste livro?

O aspecto mais gratificante é o livro ser, por um lado, a satisfação de um (quase) compromisso com os herdeiros do autor e, por outro, o resultado final de vários anos de arrumação, catalogação, selecção e sistematização do variado espólio do autor.

Como é que promoveu o livro até agora?

Principalmente, através da minha página do facebook e com mensagens directas a pessoas que julgava mais receptivas à obra. E deixando a informação às pessoas que vou contatando. Já fiz também uma campanha junto dos livreiros nos Açores.

“penso fazer várias apresentações da obra, uma na terra natal do autor, outra em Angra e Ponta Delgada”

 

Pensa fazer uma apresentação pública da obra?

Sim, penso fazer várias apresentações da obra, uma na terra natal do autor, outra em Angra e Ponta Delgada.

Que conselhos daria a quem quer publicar o seu primeiro livro?

O principal conselho é que moderassem as suas expectativas de ter o livro em condições de venda em poucos dias. No meu caso, foram 6 meses de espera (impaciente) entre a data do “upload” do texto, até conseguir um exemplar definitivo.

Como é que conheceu a Bubok?

Conheci a Bubok há muitos anos já, através da internet. Registei-me com a esperança de vir um dia a utilizá-la. E assim aconteceu. E vai, provavelmente, continuar a acontecer com obras de Coelho de Sousa e minhas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad