Calendario 29 / Maio / 2019 Cantidad de comentario 3 Comentarios

Finalmente terminou o seu romance. Parabéns! Agora tem pela frente a difícil tarefa de enviá-lo às editoras. Mas como enviar um manuscrito a uma editora de forma a que seja lido por alguém? Vamos dar-lhe umas dicas para enviar de forma correta o seu manuscrito.

Antes de enviar um manuscrito.

É fundamental que antes de enviar o seu manuscrito, este seja inscrito no Registo da Propriedade intelectual. Deste modo, fica seguro de que tem uma prova de que o manuscrito é seu. Além disso, há muitas editoras que têm como requisito que o livro esteja registado para não ter problemas à hora de o publicar.

Seleccionar editoras

É também importante que, antes de enviar um manuscrito a uma editora, a mesma tenha uma linha editorial que se ajuste ao género da nossa obra. Não é recomendável enviar o seu livro de maneira indiscriminada porque perderá tempo e dinheiro. O melhor é que faça uma selecção de editoras que publiquem livros parecidos ao seu e enviar só para essas.

Também é recomendável que, além de mandá-lo às grandes editoras, prove com outras mais pequenas, porque estarão mais dispostas a apostar por escritores pouco conhecidos.

manuscrito

Corrija o seu livro.

Nunca envie um manuscrito sem corrigir a uma editora. O mais provável é que seja descartado sem dar uma oportunidade à história, por muito boa que esta seja. Pode corrigir você mesmo ou contratar os serviços de um profissional para que não tenha nenhum erro.

Valoração externa.

É recomendável que tenha uma valoração externa antes de enviar um manuscrito a uma editora. Pode ser mediante leitores zero. É melhor procurar aquelas pessoas que tem a certeza que vão ser sinceras consigo, ainda que tenham de dizer alguma coisa negativa do livro. Outra opção é procurar um profissional que faça um informe literário.

É uma boa maneira de saber se a sua história funciona, se a trama está bem feita ou se tem algum problema, ou se está a usar uma linguagem adequada…

Enviar o manuscrito.

Depois de completar todos estes passos, o seu livro está pronto para ser enviado a uma editora. O que deve fazer agora é, em primeiro lugar, ver se na página web da editora têm algumas normas sobre como enviar um manuscrito. Se é afirmativo, siga as suas indicações uma a uma.

É muito importante que o manuscrito seja acompanhado por um email com uma boa redação ou duma carta, no caso de enviar pelos correios. Nela tem de explicar porque escolheu essa editora; falar do seu percurso como escritora e dos motivos por que pensa que o seu manuscrito deve formar parte do catálogo.

Além disso, é essencial que deixe os seus dados de contacto, incluindo as suas redes sociais, sobre todo se tem muitos seguidores.

Paciência

Depois de enviado o manuscrito tenha paciência. Tenha em conta que chegam diariamente muitos manuscritos às editoras, pelo que podem passar entre 3 a 6 meses até responderem. Se passado esse tempo não recebeu resposta pode significar que tenham descartado a sua proposta, mas não se preocupe, continue a tentar e não perca a esperança, nunca se sabe quando podemos ter sorte.

3 comentários para “Enviar um manuscrito a uma editora: o que devo ter em conta?”
  1. Equipa BUBOK.pt
    DYA KASSEMBE (Amélia de Fàtima Cardoso)

    jà sou escritora, gostaria traduzir uma obra de sucesso cujo o original está em francês. Sou escritora bilingüe com varia obras. Esta que quero traduzir Intitula-se: ANGOLA 20 ANOS DE GUERRA.. UMA MULHER ACUSA

    E TENHO um manuscrito inédito com título: A VIUVA SEM LUTO
    PROCURO EXPANDIR-ME NOS PAISE DE LINGUA PORTUGUESA FORA DE ANGOLA QUE É O MEU PAIS DE ORIGEM.

  2. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Bom dia DYA:

    Muito obrigada por pensar em nós para publicar. Da obra para traduzir, tem de ver se não existem direitos sobre ela.
    Do seu livro, podemos falar no email [email protected]

    Cumprimentos,

    Olga

  3. Equipa BUBOK.pt
    Daniel Ngovene

    boa noite escrevi um ensaio e gostaria de publicar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad