Calendario 17 / Abril / 2012 Cantidad de comentario 40 Comentarios

Ao escrever um livro deve ter em conta que, por mais atractiva que a sua capa seja ou por mais força que a sua história tenha, há outros aspectos que não pode deixar de parte: a paginação. A escolha da fonte ideal para o seu livro, o seu tamanho, a medida das entrelinhas, etc, são aspectos fundamentais para a boa leitura do livro.

Escolher a fonte mais apropriada vai permitir aos seus leitores uma boa experiência de leitura. E ainda que este aspecto possa parecer “invisível aos olhos”, influencia muito a leitura e contribui para uma imagem consistente, profissional e visualmente satisfatória.

Ao escolher a fonte de texto deve ter em mente a sua audiência de leitores. Dependendo se o livro é um romance, uma biografia, se pertence a um género específico como o de ficção científica, ou se é um manual escolar ou religioso (etc), cada uma destas categorias tem diferentes características e requer um tipo de fonte apropriada.

Estas são algumas fontes de texto que recomendamos para escrever o seu livro: Palatino Linotype, Book Antiqua, Georgia, Goudy Old Style, Bookman, Adobe Garamond Pro e Century Schoolbook.

Escolha a fonte ideal para o seu livro

 

O primeiro pormenor a que deve dar atenção é que as fontes de letra se dividem em dois grandes grupos: as fontes serifadas e as fontes não-serifadas. As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes de cada letra. Assim, o desenho das fontes não serifadas não têm prolongamento, sendo mais estilizadas e limpas.

Escolha a fonte ideal para o seu livro

 

Apesar de cada um destes “grupos” incluírem fontes que podem ser usadas em qualquer texto, é comum utilizar fontes serifadas em blocos de texto muito extensos (como em romances) pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto, ajudando os olhos do autor a “deslizar” pela história. Por outro lado, os tipos de fonte sem-serifa costumam ser usados em títulos e legendas, pois valorizam cada palavra individualmente.

A cada família de fontes correspondem as fontes com as mesmas características estilísticas fundamentais, mas com pequenas variações de espessura, largura, altura, etc. Em princípio não deve utilizar mais do que 3 tipos de fontes diferentes no mesmo livro. Se o fizer, certifique-se que todas as fontes pertencem à mesma família. O normal é atribuir uma fonte para o corpo de texto, uma fonte diferente para os títulos dos capítulos e, se necessário, uma terceira fonte para as legendas de fotografias e gráficos.

Quanto ao tamanho da fonte, o mais comum é o livro estar escrito no tamanho de letra 10 ou 11. Mas, por exemplo no caso dos livros infantis em que a audiência de leitores se situa entre os 5 aos 10 anos de idade, o tamanho de letra deve variar entre 12 e 14. Mas, atenção, porque estas medidas também vão depender do tipo de fonte que escolher. Para tirar qualquer dúvida pode imprimir uma página e avaliar se o tamanho de letra que está a utilizar é adequado.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e em breve trataremos de Como escolher a fonte ideal para sua capa. Se você precisar de uma mão com a publicação de seu livro, lembre-se que colocamos à sua disposição nossos serviços editoriais e packs de publicação.

Se ainda não se registou na Bubok, inscreva-se para ficar a par de todas as nossas dicas e notícias.

40 comentários para “Escolha a fonte ideal para o seu livro”
  1. Equipa BUBOK.pt
    sara

    legal

  2. Equipa BUBOK.pt
    Vinicius Amaro

    Obrigado, rapaz. Já era uma chatice usar a Calibri, pois enquanto eu escrevia, o texto continuava curto, fazendo com que minha paciência de escrever se tornasse preguiça. Foi só eu colocar a Palatino Linotype, que em vez de 43 páginas, foram 54.
    O meu livro é da categoria Infanto Juvenil.

  3. Equipa BUBOK.pt
    Ana Beatriz

    Tenho 13 anos e quero escrever um livro. Aqui me ajudaram bastante. Obrigada!

  4. Equipa BUBOK.pt
    a.tista

    tiraram-me o peso da alma, 🙂 pensava que a letra que usava era demasiado grande 🙂

  5. Equipa BUBOK.pt
    Luana Helena

    Obrigada por me ajudar, a fonte foi a primeira coisa que eu pensei quando pensei em fazer o meu livro! 😀

  6. Equipa BUBOK.pt
    T.e.s.s.a

    Tenho 12 anos e estou escrevendo um livro juvenil. E esse site me ajudou bastante.

  7. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Para todos os autores que comentaram este nosso post, fica a pergunta: já publicaram ou querem publicar os vossos livros na Bubok?

    O processo de publicação é muito simples, para além de gratuito. Podem espreitá-lo aqui: https://www.bubok.pt/publique-um-livro

    E se tiverem alguma dúvida, escrever-nos para [email protected]

  8. Equipa BUBOK.pt
    Daniel

    Muito obrigado mesmo! Agradeço muito pelas suas dicas!!

  9. Equipa BUBOK.pt
    Pedro

    Sabem me dizer que tipo de letra usa a revista Eight? Obrigado

  10. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Pedro,

    Infelizmente não sabemos, o melhor seria que você entrasse em contato com eles.

  11. Equipa BUBOK.pt
    Mário Amâncio Azevedo

    Poxa, obrigado pela página e explicações, eu já fiz alguns independentes, estou criando um de bolso, e estava em dúvidas no tamanho da fonte, valeu a dica!!!

  12. Equipa BUBOK.pt
    Paulinho

    Tava aqui escrevendo um livro quando a fonte que eu usava tornou meu texto cansativo pra quem iria ler.
    Mas quando vi esse artigo, mudei a fonte para o Palatino Linotype e melhorou muito.
    Thank You!!! :3

  13. Equipa BUBOK.pt
    carol

    Ainda estou na duvida 🙁
    Vocês escolheriam quais delas?

  14. Equipa BUBOK.pt
    carol

    Eu gosto de Segoe UI… o que vocês acham comparada a essas?

  15. Equipa BUBOK.pt
    Ricardo Alex. Ssantos

    Andei pesquisando e descobri que fontes tem direitos autorais, e se usadas indevidamente, pode gerar problemas judiciais. No caso, estou com problemas pois escolhi determinada fonte para a capa de meu livro e gostaria de saber se utilizando-a assim também poderia gerar problemas.

  16. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Ricardo,

    Se você não possui os direitos de uso desta fonte é possível que você seja demandado pelos criadores.

    Postamos uma versão actualizada deste artigo onde explicamos onde encontrar tipografias livres de direitos ou disponibilizadas gratuitamente por seus criadores: https://www.bubok.pt/blog/como-escolher-a-fonte-ideal-para-seu-livro/

    Um abraço,
    Equipa Bubok Portugal

  17. Equipa BUBOK.pt
    Suelen

    Olá, estou com uma dúvida. Escrevi um livro histórico da minha cidade. Acabei não pesquisando essa parte de fonte e tamanho de letra, pois me prendi ao conteúdo. Utilizei a fonte Cambria, tamanho 12, com espaçamento de 1.5 e para as legendas das fotos tamanho 10. Só que lendo este artigo fiquei na dúvida porque não se encaixa nessas regras. O que eu faço, mudo tudo ou deixo assim? O livro està na diagramação e vai ter mais de mil páginas pra mudar o que demandará um tempo que não temos. Agradeço a atenção.

  18. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Bom dia Suelen,

    Você está recebendo assessoria de algum profissional para a diagramação? A Cambria é uma tipografia que funciona bem no tamanho 12 e você pode aplicar sim o espaçamento 1.5.o,

    No entanto 1.000 páginas é muito para um livro. Obras com muitas páginas são difíceis de manejar pelos leitores e costumam ser muito caras, perdendo competitividade no mercado. Talvez o mair importante no momento seja avaliar se seria possível sintetizar o conteúdo do livro ou dividi-lo em dois volumes.

    Um abraço,
    Equipa Bubok Portugal

  19. Equipa BUBOK.pt
    Rosane

    Qual seria a fonte mais indicada para um livro infantil de fundo social e religioso?

  20. Equipa BUBOK.pt
    Deric

    Eu estou escrevendo um livro, e tenho uma dúvida, estou usando a fonte Times New Roman para o livro, testei o tamanho 14 e acho que as palavras ficaram pequenas, atualmente estou usando o tamanho 20, está adequado?

  21. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Deric!
    Depende do conteúdo do seu livro, no entanto 20 parece-nos um tamanho demasiado grande, que só será útil no caso da obra estar dirigida a crianças.
    Se precisar de ajuda para paginar o seu livro ou outro tipo de apoio editorial, lembre-se que dispomos de serviços para melhorar as obras dos nossos autores:
    https://www.bubok.pt/servicos-editoriais/descricao/116/Paginacao-em-ePub

    🙂

  22. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Rosane,

    Na Bubok achamos que a melhor maneira de cativar as crianças é dar-lhes uma fonte amigável e simples como a Sans Serif. O tamanho não deve ser inferior a 14.

    🙂

  23. Equipa BUBOK.pt
    Daniel M. Costa

    Gostei muito, obrigado pelas dicas.

  24. Equipa BUBOK.pt
    Heloísa

    Depois da sua publicação só fico me perguntando como eu nunca tinha testado Palatino Linotype!
    Costumo usar Book Antiqua, mas não gosto do design dela em itálico, ela fica maior do que o resto do texto.
    Palatino não, eu adorei! Hahaha.
    Obrigada pelas dicas.

  25. Equipa BUBOK.pt
    Júlia

    Oi, boa noite. Tenho 13 anos e estou no processo de criação do meu livro.

    Ao terminar de ler este artigo me surgiu uma dúvida… Qual fonte é mais adequada para o gênero ficção? Sem levar em conta a quantidade de páginas ou a divisão dos capítulos, pois ainda não fiz tal avaliação.

  26. Equipa BUBOK.pt
    Lucas Miranda Abreu

    Muito bom. A fonte faz o texto ficar muito melhor, destacado e bonito. Recomendo… Tenho 9 anos e faço um livro infanto-juvenil.

  27. Equipa BUBOK.pt
    Ellen Quaresma Ferreira

    tenho 13 anos, eu comecei a escrever um livro mais ainda não tem titulo, ele vai falar sobre uma paixão quase impossivel, vai acontecer varias coisas ao redor do casal e de seus amigos presentes, tipo acidentes, mortes e misterios ao redor de um unico casal ou momento inesperado para ele ou ela.
    Agradeço desde já a resposta.

  28. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Ellen,

    Parabéns por esse romance que está escrever! Esperemos que o termine quanto antes e publique connosco.

    Cumprimentos

  29. Equipa BUBOK.pt
    Deivid

    Olá!

    Gostaria de saber se a fonte Georgia tem direitos autorias e se posso utilizá-las com tamanho 11 em um texto.

    Qual fonte posso utilizar para os títulos e para as notas em um livro com texto em georgia?

    Grato.

  30. Equipa BUBOK.pt
    Alê Aguasanitaria

    Suas dicas são muito boas, mas as pessoas não podem simplesmente escolher uma dessas fontes e usá-las em seus livros, né? As fontes citadas aqui não são gratuitas, ou são? Eu pesquisei a Palatino Linotype e vi que esta é bem cara. Vocês podem esclarecer essa questão do uso comercial das fontes que vocês indicaram no texto como sendo as melhores?

  31. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Deivid,

    Talvez com tamanho 11 seja um pouco pequena, mas pode utilizá-la. Para as notas 9 e para o título nao ultrapasse 16.
    Relativamente aos direitos, nao há qualquer limitaçao.

    Cumprimentos

  32. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Alê,

    Todas as fontes que indicamos sao de livre utilizaçao.

    Cumprimentos

  33. Equipa BUBOK.pt
    Licio Luciano Nonato

    Olá. Obrigado por seu artigo. No caso de um livro que aborda uma história de vida corajosa diante da doença, qual a melhor fonte para o texto e para os títulos?

  34. Equipa BUBOK.pt
    Mary

    ajudou bastante. eu estava agoniada por não conseguir chegar na página 100, e foi só colocar em Palatino Linotype que foi de 82 para 102 em tamanho 11.

  35. Equipa BUBOK.pt
    Ly

    Adorei o artigo, estou quase na metade da minha história e não sabia ainda que fonte decidir… Obrigada

  36. Equipa BUBOK.pt
    FABRICIO PICONE

    Olá a fonte Palatino Linotype é livre para uso comercial?

  37. Equipa BUBOK.pt
    Rui Borgmann

    Olá, estou finalizando um livro de pensamentos. Pretendo usar a Palatino com fonte 14.
    Aparentemente gostei da visualização.
    Gostaria de saber uma opinião.
    abraço e parabéns ao blog.

  38. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Bom dia Rui, Depende também da temática do livro e do formato. Mas essa fonte é muito boa! Obrigada

  39. Equipa BUBOK.pt
    Jairo Rodrigues de Freitas

    Olá,

    Estou escrevendo um livro sobre a História de uma igreja.

    Gostaria de saber qual a fonte, o tamanho da fonte, o espaçamento entre linhas (simples ou 1,5), e a configuração das páginas (superior, inferior, esquerda e direita) ideais.

    Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad