Calendario 03 / Junho / 2016 Cantidad de comentario 5 Comentarios

EscreverEscrever um livro e publicá-lo nunca foi tão fácil. Deixe-se de teorias sobre técnicas de escrita e medos: isto só depende da sua imaginação e dedicação. Na Bubok acreditamos no seu talento e queremos potenciá-lo ao máximo, por isso resumimos o processo de escrita de um romance em três fases que o vão levar a libertar o monstro literário que vive dentro de si.

Encontrar uma ideia-chave e prepara-se para escrever

Mesmo que não seja uma tarefa fácil encontrá-la, a escrita de um livro deve começar com uma ideia que o motive a escrever. Uma notícia, uma música ou inclusivamente uma conversa ouvida no metro, podem ser algumas situações que o inspirem e donde possa retirar ideias para o seu romance. O melhor é escolher de entre várias e para descobrir qual a melhor questione-se:

  • Qual delas me motiva mais?
  • Pode esta ideia levar-me a interessantes cenários literários para minha historia?
  • É uma ideia original ou já mais livros sobre o assunto?

Ter uma ideia-chave vai ajudá-lo a tornar a escrita do seu livro mais fácil, portanto pode começar a organizar-se. É recomendável escrever um esboço da sua história, mesmo que seja uma daquelas pessoas que gosta de divagar. Eis algumas vantagens:

  • É mais difícil ficar estagnado se tiver uma pauta que lhe marque o caminho por onde seguir;
  • Ajuda-o a ter a certeza se a sua ideia pode ou não dar frutos;
  • Funciona como uma referência para quando mais tarde for necessário, não se afastar da história, das suas personagens ou dos acontecimentos mais importantes.

Para saber mais sobre como escrever o esboço do seu romance leia a nossa publicação sobre o assunto.

Escrever o seu primeiro rascunho

Se já tem a ideia principal do seu romance definida, pode começar a escrever. Há alguns princípios fundamentais que deve respeitar durante este processo:

  • Ter uma rotina de escrita consolidada
  • Seguir um método passo-a-passo
  • Conhecer alguém que lhe dê feedback e conselhos sobre o romance e lhe lembre dos seus objectivos

Pelo caminho é natural encontrar-se com obstáculos que o podem afastar do seu objectivo, no nosso blog poderá encontrar conselhos para ter mais tempo para escrever e outras dicas para chegar à sua meta e começar com a sempre gratificante fase de revisão.

Rever e corregir

Muitos autores acham que imaginar e criar personagens e situações é a parte mais estimulante de todo o processo de escrita de um romance, no entanto rever o rascunho e torná-lo num manuscrito polido é igualmente importante se quer ver a sua obra publicada. Esteja atento a:

  • Gramatica, pontuação e ortografia: utilize o correcto ortográfico do seu processador de texto e recorra à sempre importante ajuda do dicionario;
  • Inconsistência dos personagens, guião ou cenário: Portugal não se pode transformar na China inexplicavelmente e não é suposto as suas personagens mudarem de nome, profissão, personalidade ou objectivos de vida sem justificação;
  • Estilo e concisão: verifique se há alguma descrição onde haja verborreia ou se o estilo narrativo se adequa ao ambiente que quer para o romance;
  • Habilidade: tenha especial atenção ao ritmo e à estrutura da história para que quem a leia tenha vontade de continuar a fazê-lo.

Se faz parte de uma comunidade de escritores, tem um coach ou editor, deve pedir-lhes apoio para melhorar estas questões. Na Bubok também pode encontrar a ajuda de um profissional para o efeito, conheça o nosso serviço de correcção profissional.

Agora que já conhece os três passos que o levarão a escrever o seu romance, pode pôr mãos à obra. Contacte-nos se precisar de ajuda durante o processo de edição e publique connosco. Lembre-se que a Bubok é a editora dos escritores independentes.

5 comentários para “Escrever um livro: um processo em 3 passos”
  1. Equipa BUBOK.pt
    Martinho Chimene

    Ola sou de Moçambique na África e estou escrevendo meu primeiro, porém quero começar com uma obra minuscula, li as dicas que irão me ajudar muito mas já estou quase terminando, gostaria de saber se mesmo eu sendo daqui neste pais que não esta incluso posso publicar e se vocês ajudam na correção?

  2. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Martinho,
    Mesmo sendo de Moçambique, pode publicar na nossa plataforma editorial on-line. A única limitaçao é que nao imprimimos em África e portanto o custo de impressao seria altíssimo e inviável. Apesar disso, pode disponibilizar a sua obra em formato digital. Quanto à correcçao da obra consulte o nosso serviço de correcçao profissional para mais informaçoes:

    https://www.bubok.pt/servicos-editoriais/descricao/97/Correccao-profissional

    Cumprimentos

  3. Equipa BUBOK.pt
    Wlad Lopes

    Pretendo escrever ao menos 03 livros antes de morrer. Quero começar por minha biografia. Tenho receio sobre relatar fatos que dizem respeito a vida de outras pessoas que cruzaram meu caminho. O que vocês sugerem, seria recomendável uma biografia com nomes fictícios? Isso funciona?

  4. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Wlad,

    Uma biografia com nomes fictícios não é uma biografia como tal, mas sim uma romance biográfico (ou neste caso autobiográfico), que também pode ter o seu valor literário. Boa sorte com esses 3 livros!

    Cumprimentos

  5. Equipa BUBOK.pt
    Advogados criminais

    Muito obrigado, exatamente o que procurava!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad