Calendario 14 / Janeiro / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

Praticar escrita criativa é um exercício com benefícios para todos. A escrita é um recurso expressivo ao alcance de qualquer pessoa e que podemos usar para estimular a mente ainda que não sejamos escritores. Hoje, te propomos cinco exercícios de escrita criativa para estimular a sua mente e desenvolver novas ideias.

Escritura criativa: cinco exercícios para estimular as ideias

Exercício um: Reescreva a sua história favorita.

Lembra-se desse filme ou esse livro que adorou tudo exceto o final? Pois, agora tem a oportunidade de fazer que suceda tal e como sonhou. O *fanfic* é um género muito popular; oferece ao autor uma base para começar, mas, ao mesmo tempo permite praticar a escrita criativa e soltar-se pouco a pouco. Pode escrever uma versão distinta do final ou reescrever por completo o guião do seu filme preferido: você é que escolhe.

Exercício dois: Escreva um género ao que não esteja habituado.

Arrisque com alguma coisa que não tenha tentado nunca. Se o que escreve normalmente é intriga, esta é a sua oportunidade de escrever um texto muito romântico e piroso. Igual se normalmente escreve literatura infantil, ciência ficção, fantasia… Procure as suas antípodas e lance-se por completo. Praticar a escrita criativa é tratar de sair dos seus lugares comuns, experimentar com géneros fora do habitual… Isto ajuda a pensar em novas possibilidades, sem mencionar que pode chegar a ser muito divertido.

Exercício três: inscrever-se a um desafio de escrita criativa

São muitíssimos os sites que constantemente estão a lançar novos desafios e exercícios conjuntos de escrita. Aproveite o início do ano porque muitos sítios lançam os seus desafios anuais de escrita, inscrever-se a algum pode ser muito bom. Esta tipologia de desafios habituam ter uma temática ou pequenas pistas (também se lhes chama «prompts») que lhe proporcionam novas ideias para desenvolver textos.

Exercício quatro: Desfaça a sua história.

Se é escritor e atualmente está a trabalhar em alguma coisa, por que não nos divertir um bocadinho com isso? Tome a história que já tem e retorça-a o mais que puder. Aqui o exercício de escrita criativa radica em pensar o impensável: quanto mais absurda seja a situação, mais estimulante será para a sua criatividade desenvolve-la.

Exercício cinco: Pessoa, lugar, evento.

Tome uma página e divida-a em três colunas. Na primeira coluna escreva todas as pessoas nas que possa pensar: enfermeiro, médica, bombeira voluntária, equilibrista, etc. Na segunda, faça o mesmo com sítios: a praça, o supermercado, um quarto de hotel, Austrália, etc. Não importa se se tratar dum quarto em concreto ou um continente. Finalmente, faça uma lista de eventos históricos: a batalha de Estalinegrado, o afundamento do Titanic, etc.  Agora, escolha um elemento de cada coluna e trate de escrever alguma coisa a esse respeito. Pode utilizar este recurso para elaborar as histórias que deseje.

Estes exercícios ou outros quaisquer de escrita criativa podem ajudar muito em momentos nos que precisa de inspiração, ou simplesmente queira entreter-se um pouco. O ajudarão a despejar e a manter a mente ativa e fresca ao momento de desenvolver as suas próprias ideias.

Caso gostasse de receber mais recursos para desenvolver a sua escrita  assim como informação que ajuda com a sua obra, esteja pendente do nosso blogue ou reveja os artigos anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad