Calendario 19 / Janeiro / 2016 Cantidad de comentario Sem comentários

fichaHá já alguns meses que estreamos a nossa novas página de autor, uma ferramenta que lhe permite incluir os seus dados junto aos livros que tenha publicado na Bubok. Queremos oferecer-lhe um espaço intuitivo, acessível e que se converta na sua melhor montra para que os leitores localizem os seus livros com facilidade e estejam atentos à sua trajectória como autor, bem como de todas as suas novidades.
É fundamental que complete e alimente este espaço para lhe tirar o máximo partido. Além disso, mantê-lo actualizado diz muito de si: os leitores terão de si uma ideia de um autor cuidadoso, activo, que se preocupa de todos os pormenores, desde a edição até à promoção.
O nosso objectivo nesta publicação é dar-lhe a conhecer todos recursos que colocamos à sua disposição na ficha de autor. A única coisa que tem que fazer é entrar no seu perfil de autor e clicar em “a tua página na Bubok”. Preparado?

A imagem

É mais provável que os leitores se interessem pelo seu perfil se utiliza uma fotografia. Pode ser uma fotografia sua ou do logotipo da sua empresa. O importante é que o identifique y que tenha a qualidade suficiente. Recomendamos-lhe que a imagem seleccionada tenha um tamanho de 400 x 400 pixels. A fotografia aparecerá com uma moldura redonda, portanto deve ter isto em conta ao carregar a sua.

Adicione os feeds das suas redes sociais

Para que os leitores possam localizá-lo nas suas redes sociais e estar atentos às suas últimas novidades, pode incorporar os feeds da sua conta de Twitter. Só tem que introduzir o seu ID de Twitter e as últimas publicações que fizer mostrar-se-ão no seu perfil. É uma maneira cómoda de mantê-lo actualizado e de acrescentar informação extra ao seu perfil.
Além disso, como explicávamos, facilita que los leitores o localizem noutros meios e interajam consigo. Esta opção também está disponível para o Facebook.

Cuide da imagem dos seus livros publicados

Nunca nos cansaremos de sublinhar a importância de ter uma boa capa. Na ficha os leitores poderão encontrar toda a sua bibliografia dentro da Bubok, ou seja, una amostra condensada de todo o seu trabalho como escritor. Os perfis com capas profissionais causam melhor impressão do que aqueles nos quais as capas apresentam um aspecto pouco elaborado ou inclusivamente descuidado.

Adicione vídeos

Utiliza o Youtube ou o Google Video? Há a opção de vincular o seu perfil a um dos vídeos que tenha publicado em qualquer uma estas plataformas. Se conta, por exemplo, com algum booktrailer, entrevista ou vídeo de apresentação, não se esqueça de incluir o link na sua ficha de autor para que os seus leitores possam vê-lo. Quanto mais informação encontrem, melhor.

Vincule a sua web

Se escreve num blog ou tem a sua própria página web de autor pode vinculá-la na sua ficha. Para isso basta colar a URL e será visível para todos os leitores. Aproveitamos para lembrar-lhe que criar conteúdo no seu próprio espaço pode ajudá-lo muito a difundir os seus livros. Se deseja mais conselhos sobre este assunto, clique aqui.

Biografia

Este é provavelmente o ponto mais extenso e que mais trabalho leva. Para começar, é muito mais que uma menção à sua trajectória profissional: trata-se de uma mostra da sua escritura. Faça com que seja diferente e chame a atenção; utilize o seu próprio estilo e não permita que se pareça ao um curriculum triste. Recomendamos-lhe que tenha no mínimo 300 caracteres. Tente incluir os seguintes elementos:

– Publicações anteriores e próximos lançamentos

– Concursos literários onde foi vencedor ou finalista

– Outras experiências em redacção de textos, como colaborações em revistas e publicações…

– Fragmentos de resenhas positivas que se tenham realizado sobre si e os seus escritos

Se o seu perfil é mais de profissional do que de escritor criativo, não se esqueça também de:

– Apresentar a sua organização

– Esclarecer o objectivo dos seus livros

– Referir-se ao nicho de leitores no qual está especializado.

Lembre-se que pode incluir links no texto e atribuir-lhe formato (itálico, negrita…)

Inclusivamente se preferir utilizar um pseudónimo, cuidar da sua ficha de autor ajudá-lo-á a conectar melhor com os seus leitores e potenciar a sua marca como escritor.

Se lhe pareceu interessante esta publicação lembre-se de que continuaremos partilhando conteúdos úteis para escritores. Até à próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad