Calendario 04 / Fevereiro / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

A esta altura, já sabe que a capa do seu livro é um elemento imprescindível para chegar ao grande público. Quando começar a preparar o briefing para o desenho, não se esqueça que a cor da capa será vital. As cores transmitem e influem sobre as emoções. O tema da sua obra é fundamental para a escolha da cor da capa. Não é a mesma coisa um romance de temática romântica, que um thriller ou um livro sobre auto-ajuda. O truque é usar a psicologia da cor.

Qual é a cor da capa que fica bem com o meu livro?

A gama de cores é praticamente interminável e cada uma tem o seu significado. O azul, por exemplo, apesar de ser uma cor fria, é a cor da fidelidade e harmonia. Não é por acaso que a cor da capa de livros técnicos ou de negócios costuma ser azul.

O vermelho

É a cor da paixão, do amor e do ódio. Também faz referência ao consumismo. É, também, a cor do perigo. É usada para temas passionais, políticos, etc. É altamente comercial.

O amarelo

É a cor do divertimento, da riqueza, dos ciúmes… É uma cor contraditória. Tem, além disso, muita luz e contrasta com todas as cores. No geral, usa-se para transmitir riqueza ou luxo. Faz lembrar ouro.

O verde

É a cor da fertilidade, da esperança e do meio ambiente. É uma cor tranquilizante mas também extravagante. Tem uma grande quantidade de gamas e por esse motivo às vezes é difícil de reproduzir na casa de impressão. É comum escolher o verde para livros que tratem temas de esperança ou natureza.

O preto

É a noite e a elegância. O branco, por outro lado, transmite pureza e bondade.

Os profissionais insistem muito na importância duma boa eleição na cor da capa para que uma obra tenha êxito. Amaya Lalanda, desenhadora gráfica da Bubok e com mais de 25 anos no sector editorial afirma o seguinte: «Escolher uma cor, ou uma gama de cores, para uma capa não deve fazer-se de forma aleatória. As cores transmitem uma informação que impacta os nossos sentidos e não devem ser combinadas de forma acidental. A cor a uma linguagem que nos pode produzir agrado o repulsa. Está relacionada com os nossos sentimentos. Combinar corretamente a cor da capa dum livro é uma maneira quase subliminal de nos aproximar ao que vamos encontrar no interior do mesmo, por isso é muito importante a sua eleição.»

cor da capa
A importância de combinar as cores

Agora já decidiu qual é a cor da capa da sua obra. Não obstante, precisará combiná-la com outras, a não ser que queira uma capa com um único bloco de cor sem texto nem imagens.

Um truque para uma combinação correta de cores pode ser utilizar cores análogas (da mesma gama). Por exemplo, de celeste a azul. A utilização de cores complementarias também funciona bem. Estas são as que estão em lados opostos do círculo cromático. Por exemplo, amarelo e azul.

Sabemos que estas questões técnicas podem soar complicadas. De todas as formas, não se preocupe. A apreciação das cores é muito subjetiva e também está muito ligada às modas. Além disso, a Bubok conta com uma equipa profissional de desenhadores editoriais que podem desenhar a capa mais adequada para a sua obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad