Calendario 12 / Novembro / 2010 Cantidad de comentario 11 Comentarios
Depois de alguns dos nossos autores terem comentado entre eles a vontade de ter os seus livros à venda em livrarias físicas (link para fórum), comentamos convosco o que consideramos ser necessário para realizar esse desejo.
Em primeiro lugar, é fundamental que as livrarias físicas conheçam os vossos livros. Cabe a cada um dos autores promover o seu livro junto dos pontos de venda que lhe interessam. Quer por ser a livraria onde sempre foram, por conhecerem alguém que pode tornar mais fácil o vosso livro chegar às prateleiras, ou por terem livrarias que mostraram interesse em ter a vossa obra.
Recordem-se que há requisitos mínimos para colocar os livros na estante de uma livraria física e a aceitação pelas livrarias é facilitada se o vosso livro tiver Código de Barras, ISBN e Depósito Legal. Antes de começarem a divulgar os livros, devem fazer a gestão destes registos por vocês mesmos, contratar cada um destes nossos serviços ou investir no Pack de Gestão Integral.
Tenham também em conta que a capa dos livros é um dos passaportes fundamentais: é importante que a capa não tenha erros de corte. Depois de causarem uma boa impressão com a vossa capa, é também fundamental que o livro não tenha erros na paginação interior. No guia “Como publicar com a Bubok”, de download gratuito, pode encontrar alguns conselhos sobre como preparar o seu livro: qual a fonte de texto ideal para cada obra, o desenho da página, as margens necessárias para não haver corte do texto, etc. O empenho que tiverem com a obra pode fazer com que o vosso livro esteja, ou não, nas estantes das livrarias que contactarem.
Um outro aspecto a ter em conta. Em Portugal vigora a “Lei do Preço Único” para os livros, logo cada livro impresso tem de ter o mesmo preço em todos os pontos de venda. O preço do vosso livro teria de ser o mesmo na Livraria da Bubok.Pt (link) e nas livrarias físicas. Assim, o valor final do vosso livro deve incluir custo de impressão + lucro do autor + lucro da Bubok + comissão da livraria que, geralmente, pratica uma percentagem de 30%.  Quando estiverem a negociar o preço do livro nestes estabelecimentos, tenham em conta este valor e procurem definir o melhor preço possível para a obra impressa. Depois de definida a margem de lucro das livrarias e o preço final que querem dar à vossa obra, devem alterar o preço do livro na Livraria da Bubok.Pt.
Este primeiro contacto feito pelos autores é muito importante para a divulgação dos livros e da Bubok.Pt, assim como para começarmos a criar entre todos uma lista de livrarias interessadas em vender as obras que todos os dias são auto-publicadas na nossa Livraria online. Pedimos aos autores que colocarem os livros à venda em livrarias físicas, que nos enviem o título do livro, o nome da livraria que aceitou a vossa obra e as condições em que o fizeram. Enviem-nos essas informações para o email equipa@bubok.pt ou publiquem esta informação no tópico “Livrarias físicas com livros Bubok”.
A Equipa da Bubok.Pt

Depois de alguns dos nossos autores terem comentado entre eles a vontade de ter os livros à venda em livrarias, comentamos aqui o que consideramos ser necessário para realizar esse desejo.

.

Em primeiro lugar, é fundamental que as livrarias conheçam os vossos livros. Cabe a cada um dos autores promover o seu livro junto dos pontos de venda que lhe interessam. Quer por ser a livraria onde sempre foram, por conhecerem alguém que pode tornar mais fácil o vosso livro chegar às prateleiras, ou por terem livrarias que mostraram interesse em ter a vossa obra.

.

Recordem-se que há requisitos mínimos para colocar os livros na estante de uma livraria e a aceitação pelas livrarias é facilitada se o vosso livro tiver Código de Barras, ISBN e Depósito Legal. Antes de começarem a divulgar os livros, devem fazer a gestão destes registos por vocês mesmos ou contratar cada um destes nossos serviços em separado ou investir no Pack de Gestão Integral.

.

Também devem ter em conta que a capa dos livros é um dos passaportes fundamentais: é importante que não tenha erros de corte. Depois de causarem uma boa impressão com a vossa capa, é também necessário que o livro não tenha erros na paginação interior. No guia de download gratuito “Como publicar com a Bubok“, podem encontrar alguns conselhos sobre como preparar um livro para impressão: a fonte de texto ideal para cada obra, o desenho da mancha de texto na página, as margens necessárias para não haver texto em corte, etc. O empenho que tiverem com a obra pode fazer com que o vosso livro esteja, ou não, nas estantes das livrarias que contactarem.

.

Um outro aspecto a ter em conta. Em Portugal vigora a Lei do Preço Único para os livros, logo cada livro impresso tem de ter o mesmo preço em todos os pontos de venda. O preço do vosso livro teria de ser o mesmo na Livraria da Bubok.Pt e nas restantes livrarias. Assim, o valor final do vosso livro tem de incluir custo de impressão + lucro do autor + lucro da Bubok + comissão da livraria que, geralmente, é de 30%.  Quando estiverem a negociar a comissão da livraria, tenham em conta este valor e procurem definir o melhor preço possível para o vosso livro.

.

Este primeiro contacto feito pelos autores é muito importante para a divulgação dos livros e da Bubok.Pt, assim como para começarmos a criar entre todos uma lista de livrarias interessadas em vender as obras que todos os dias são auto-publicadas na nossa Livraria online.

.

Pedimos aos autores que colocarem os livros à venda em livrarias, que nos enviem o título do livro, o nome da livraria que aceitou a vossa obra impressa e as condições em que o fizeram, para o email equipa@bubok.pt. Podem também divulgar esta informação no tópico “Os vossos livros na estante de uma livraria”, criado no nosso Fórum.

.

.

A Equipa da Bubok.Pt

11 comentários para “Leve o seu livro às livrarias de que mais gosta”
  1. Equipa BUBOK.pt
    Antnio Esperana Pereira

    Antes de tudo quero saudar a iniciativa. Ser um passo fundamental para qualquer autor: ver o seu livro na estante de uma livraria…claro que sim!
    Todavia quero chamar a ateno para um ponto: transcrevo o que acima se diz:

    “Assim, o valor final do vosso livro tem de incluir custo de impresso + lucro do autor + lucro da Bubok + comisso da livraria que, geralmente, de 30%”

    Ora bem no referido aqui o problema do transporte, que temos que convir, em relao BUBOK faz disparar o custo do livro para o dobro. Isto mexe e de que maneira com o preo que ns colocamos. Coloca-mo-lo a medo pois fazemos contas… Por exemplo: um livro que custe 15,00 euros aqui na BUBOK vai ficar em cerca de 25,00 euros no comprador…
    Ora, ser que naquelas contas acima, custo de impresso+lucro do autor+lucro da Bubok+comisso da livraria teremos que somar o custo que prevemos para transporte da Bubok?
    Mais concretamente: que preos para haver algum lucro? ter que mexer-se em tudo creio.
    Nesta coisa de contas e j que o preo tem que ser o mesmo na BUBOK e em qualquer livraria de Portugal (como acima se informa) agradecia que a Administrao nos ajudasse neste caso. Sugerindo talvez que apresente um exemplo concreto, prtico, pondo-se para isso, no nosso lugar!
    Obrigado
    As minhas melhores saudaes

  2. Equipa BUBOK.pt
    Ajuda da Bubok

    Ol Antnio Esperana Pereira,

    Na Bubok.Pt trabalhamos para dar resposta s necessidades dos nossos autores e este post foi escrito em resposta vontade que muitos manifestaram em ver os livros na estante de uma livraria. Ns tambm queremos que isso acontea.

    Em relao aos custos de transporte, este pode ser penalizador para as encomendas de 1 exemplar mas torna-se menos pesado nas encomendas em quantidade, onde oferecemos descontos at 40%. Um autor poder, em primeiro lugar, divulgar o seu livro em diferentes livrarias e, depois de decidir o nmero de exemplares a entregar em cada uma delas, fazer uma encomenda maior e distribuir os exemplares. Nestas encomendas, os custos de envio vo tornar-se menos pesados e, como j disse, so compensados pelos descontos que oferecemos.

    Acrescento ainda que, sempre que nos possvel, temos feito campanhas em que oferecemos os gastos de envio de forma a ajudar os autores a promover os livros e a aumentar as vendas. Assim que lanarmos outra campanha com estes moldes, vo ser informados no nosso Blog e Frum.

    Espero t-lo ajudado com esta sugesto.

  3. Equipa BUBOK.pt
    Marta Furtado

    O painel onde Alexandre Lemos vai participar, assim como os restantes, vai ser transmitido em directo no site da Sic Radical, em http://sic.sapo.pt/sicradical.

  4. Equipa BUBOK.pt
    Pedro Mrias

    Vou retirar um dos meus livros da bubok, visto ir aceitar uma proposta de publicao de uma editora.

    Segui o que me disseram e apercebi-me que fazer o contato com as livrarias a nivel individual infrutifero.
    Contudo apercebi-me de que a nivel de editoras, relativamente facil chegar a acordo com uma distribuidora, e colocar os livros no mercado.

    No creio que uma parceria dessas, entre a bubok e uma distribuidora, disvirtue o conceito de editora on-line. Seria apenas um complemento essencial, pois como se diz num post acima, o sonho de um autor editar e depois ver o seu livro venda numa livraria.

    Isto porque me chateia ter de tira-lo, gostava que todo esse processo fosse na mesma com a bubok, at porque o valor a pagar seria o mesmo comprando eu os livros todos na bubok. E assim uma quantia valente que tambm no vos entra.

    Foi aqui que comeou o meu sonho e ser aqui que o irei prosseguir com as proximas obras e com uma outra que deixo.

    Gostaria que pensassem na minha sugesto, uma parceira com uma distribuidora, assim todos concretizavamos o sonho, se quissessemos.
    Bem Hajam!

  5. Equipa BUBOK.pt
    Cristina Carapeto

    Pedro, concordo inteiramente consigo. Para mim também era muito bom que houvesse um acordo com uma distribuidora até porque como o meu ramo são livros didácticos, muitos mais alunos (para além dos meus) poderiam ter acesso a livros da área do ambiente que na maioria das vezes só aparecem em inglês.
    Boas férias
    Cristina Carapeto

  6. Equipa BUBOK.pt
    Equipa Bubok Portugal

    Cara Susana,

    conforme referimos no post, a comissão cobrada pelas livrarias é geralmente de 30%. Mas esta percentagem pode ser maior ou menor, conforme a livraria.

    Dada a resposta, quando é que vai publicar o seu livro na Bubok?

  7. Equipa BUBOK.pt
    Leontino Frederico

    Lamento muito, mas já tinha antecipado uma resposta ao e-mail recebi, mas acabei por ver a resposta de que preciso no Blog da Bubok. Cito a resposta encontrada “que cabe a cada um promover o seu livro, e é fundamental que as livrarias conhecam os livros a publicar. Como também é importante investir nos requesitos mínimos para colocar os livros nas prateleiras das livrarias. Esta é a resposta que procurava.
    Claro que concordo com muitos colegas autores que puseram a ideia de uma parceria entre a Bubok e as livrarias, isso de facto seria o ouro sobre o azul. Porque ao publicar na Bubok subimos dez degrus (aproveito para felicitar o vosso trabalho que é de louvar e estamos gratos pela oportrunidade que nos deram). Mas ao publicar numa livraria subiriamos mais dez degrus, isto no sentido figurado. Porque sentimo-nos promovidos e a vontade de escrever mais, começa a ter razão. O bicho começa a meter com os autores e com os que hão de vir. Porque diz o ditado mais vale ter um pássaro na mão do que dois a voar.

  8. Equipa BUBOK.pt
    Joel Cezar Alves

    Bom dia,
    Gostaria de colocar a disposição dos consumidores o livro auto biográfico, “Convivendo com a Depressão). que se encontra em meu site acima informado.
    O que é preciso para viabilizar a sua comercialização nas várias livrarias existente no Brasil, no formato E-book e Impresso.

    Att.

    Joel Cezar Alves
    Autor.

  9. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Joel,

    Por enquanto ainda não temos acordos com livrarias físicas no Brasil. Assim que começarmos a oferecer o serviço faremos um anuncio na nossa página web. Um abraço.

  10. Equipa BUBOK.pt
    mlourdesoliva

    Acho uma boa iniciativa o programa livrarias, mas pela minha experiência pessoal, não funciona. Das duas únicas livrarias do programa, em Lisboa, apenas uma acedeu a fazer uma apresentação do meu livro de poesia nas instalações, mas com 30% sobre o preço de capa dos livros vendidos. Não estão bem claros os critérios pelos quais as livrarias adquirem os livros Bubok.

  11. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Bom dia Lourdes,

    Como comentamos em nosso post, todas as livrarias cobram um mínimo de 30% de comissão (este é o lucro que elas obterão com a venda dos livros). Cada livraria tem um critério próprio para adquirir livros e por isso salientamos a importância de que o autor entre em contacto com os livreiros, conheça a proposta de cada um e descubra onde seu livro se encaixaria.

    Atenciosamente,
    Equipa Bubok

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad