Calendario 12 / Dezembro / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

Continuamos com os nossos posts onde pode encontrar conselhos para identificar e explorar géneros e subgéneros literários. Depois do romance policial, agora é a vez da literatura fantástica.

A literatura fantástica

A literatura fantástica é, entre os géneros de ficção especulativa, aquele que usa elementos sobrenaturais no decorrer da narração. Da Idade Média até Hogwarts, passando pelas longínquas terras dos contos de fadas, o melhor da literatura fantástica são as suas incríveis sagas e as perigosas viagens ao desconhecido.

Descobrir novos mundos e regressar a eles uma e outra vez, é parte do prazer que procuram os leitores de literatura fantástica procuram neste género.

Sabem dessa antiga lenga-lenga de que o realismo é para gente série e a fantasia para as crianças?

Não podia ser mais inapropriada.

Dado que os mundos fantásticos recorrem a metáforas, a literatura fantástica é, muitas vezes, uma plataforma aparentemente inofensiva para explorar algumas das questões mais relevantes da actualidade.

O realismo se baseia no confronto, na sua dissecção da sociedade. Por outro lado, a fantasia recorre à magia, ao humor e ao mistério. Conta uma história que chega a diferentes grupos de idade.

São muitas as obras que poderiam ser classificadas como fantasia; até mesmo nos diálogos de Sonho de uma noite de verão de Shakespeare pode-se encontrar algo mágico e místico. No entanto, foi apenas no século XX que as batalhas épicas e a feitiçaria da alta fantasia se tornaram populares entre um público mais amplio. C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien e Ursula K. Le Guin, são alguns dos autores mais conhecidos. Nesta altura, apareceram também algumas das obras mais famosas do subgénero mundo perdido, como por exemplo Peter Pan ou O feiticieiro de Oz.

Tal como outros géneros literários, a literatura fantástica contém muitos subgéneros, sendo que cada um deles recorre a uma infinidade de recursos próprios. Alguns dos mais comuns são:

  • A luta entre o bem e o mal: Muitas sagas fantásticas giram à volta de um conflicto central que enfrenta o bem contra o mal, o herói contra o vilão;
  • A viagem do herói: A viagem do herói de Joseph Campbell é um arco narrativo, usado frequentemente na literatura fantástica, que segue a tradicional estructura em três actos;
  • A procura: Muitas sagas incluem uma procura na narração principal. O clímax da historia envolve a recuperação e utilização do objecto ou poder procurado.

Quais são os subgéneros mais comuns da literatura fantástica?

 

Alta fantasia

Dentro da alta fantasia podem-se encontrar todas aquelas historias que ocorrem noutros mundos, completamente separados da Terra e construídos de maneira a serem uma experiência imersiva para o leitor. Este subgénero também é conhecido como fantasia épica. Isto é assim se a narração estiver mais enfocada em questões globais ou relacionadas com nações num contexto conflictivo.
O Senhor dos Anéis de Tolkien é um dos exemplos mais conhecidos de alta fantasia e de um romance fantástico épico clássico.

Baixa fantasia/Fantasia Urbana

Ao contrario do subgénero anterior, as historias de baixa fantasia decorrem na Terra ou noutros mundos possíveis. Muito frequentemente, as narrações deste subgénero estão mais enfocadas nas personagens, incorporando elementos fantásticos num contexto realista.

Contos de fadas, folclore e mitologia

A literatura fantástica inspira-se muitas vezes nos contos de fadas, no folclore e na mitologia. Narrações de heróis, deuses e viagens permitem à literatura fantástica cativar o leitor através de historias que lhe são familiares, ao mesmo tempo que transmitem mensagens com um significado mais actual.
Outras características deste subgénero incluem o antropomorfismo, as viagens perigosas e um forte propósito didáctico.

A literatura fantástica é o género mais indicado para mim?

Se ainda está a pensar se deve escolher este género literário, coloque-se estas questões:

  • O ponto central da minha narração contém elementos mágicos ou sobrenaturais?
  • O meu cenário é extraterreno? Se sim, de que forma condiciona o texto?
literatura fantástica

Se a sua história fantástica já está escrita, publique o seu livro connosco: escreva-nos a autores@bubok.pt. Na nossa livraria on-line poderá conhecer outras obras deste género.

Nos próximos meses teremos uma grande surpresa aqui na Bubok Portugal. Um livro de fantasia irromperá no mercado português da mau de Bubok. Estejam atentos às novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad