Calendario 12 / Maio / 2017 Cantidad de comentario Sem comentários

A literatura romântica é um género lietrário sobre relações entre duas pessoas, num contexto temático associado ao amor, frequentemente com um final feliz.
Apesar de que muitos romances têm elementos deste tipo de literatura, nem todos devem ser considerados literatura romântica. Apenas aqueles que têm uma história de amor como elemento narrativo central entram nesta classificação; sem esse elemento, o resto da história acaba por parecer complementário, em vez de um enredo solitário.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a literatura romântica é o segundo género mais popular, sendo um negócio muito lucrativo, com muitos subgéneros e cruzamentos com outros géneros.

A literatura romântica

Normalmente as histórias românticas são mais curtas que as de outros géneros e seguem um arco narrativo com estas linhas:

  1. A heroína conhece o herói
  2. Um conflicto ameaça manter o casal separado
  3. O amor entre os dois faz valer a pena o esforço para resolver o conflicto
  4. Felizes para sempre – uma conclusão para quando o casal resolve conflicto

Quais são os subgéneros mais comuns da literatura romântica?

Contemporâneo

A literatura romântica contemporânea caracteriza-se por um enfoque narrativo em relações amorosas passadas depois de 1970. Desta forma a história evita os roles de género tradicionais, como por exemplo, a ideia de que mulher deixa o seu trabalho ao casar-se e tornar-se mãe.
Em muitos romances deste subgénero encontra-se uma protagonista que se dedica a uma carreira profissional e tem interesses pessoais, sem qualquer dependência amorosa.

Histórico

Como indicamos na nossa publicação sobre romances históricos este cruzamento entre os dois géneros é muito popular. Aqui, encontram-se histórias onde a história entre duas pessoas está ambientada num período histórico específico.

Multicultural

Este subgénero aborda relações amorosas entre duas pessoas de diferentes culturas e etnias. Os conflictos e o enredo andam à volta dos obstáculos que a relação vai encontrando, nesse contexto tumultuoso, às vezes muito evidente.

Paranormal

Os romances deste tipo juntam as características da literatura romântica com elementos da ficção especulativa. O conflicto central, baseado nas premissas da ficção científica ou da fantasia, é acompanhado pelo desenvolvimento de uma relação amorosa.
Neste caso as personagens podem ser vampiros, mutantes ou seres com poderes especiais. Também o cenário pode obedecer a características sobrenaturais ou fantásticas.
O que distingue as histórias românticas fantásticas das paranormais é que aquelas concentram-se em construir mundos e dão importância a determinados elementos fantásticos. Em vez de ambientes contemporâneos, são construídos novos mundos, governados por leis desconhecidas.

A literatura fantástica é o género mais indicado para mim?

Se ainda está a pensar se deve escolher este género literário, coloque-se estas questões:

  • Qual a importância da história de amor para o enredo e estrutura da minha narrativa?
  • Há um final feliz?
  • No meu romance há uma abordagem dos temas amorosos, românticos e de compromisso desde uma perspectiva optimista? Qual é a moral da história?

Se o seu romance já está escrito, publique o seu livro connosco: escreva-nos a autores@bubok.pt. Na nossa livraria on-line poderá conhecer outras obras deste género.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad