Calendario 09 / Março / 2016 Cantidad de comentario Sem comentários

Numa livraria física dispomos de varias ajudas para localizar os livros que nos interessam: mesas de novidades, secções por género e temática, montras… No mundo digital, no entanto, a situação é diferente. Não temos as estantes à nossa disposição e a oferta é maior e mais variada. Como encontramos então a leitura que procuramos? Os leitores não complicam e usam directamente os motores de busca. É aqui quando os metadados adquirem um papel relevante. Se quer perceber melhor como funcionam estas pesquisas e como completar os metadados para vender o seu livro, de forma que qualquer leitor o localize com facilidade, este é o post que necessita.

O que são os metadados?

Os metadados são dados que descrevem outros dados (leia mais aqui). No mundo editorial, o dado principal é o seu livro, e os metadados informação adicional que o descrevem. Alguns exemplos são o número ISBN, o título, o subtítulo, o autor, o preço, o género…
Quando publica o seu livro na Bubok pedimos-lhe informação complementária para incluí-la na nossa base de dados e para que a sua obra se encontre adequadamente classificada de maneira, que se um leitor procura na nossa livraria conteúdos que encaixem com o seu, se mostrem nos resultados.
Se os metadados são incorrectos, incompletos ou inexactos o seu livro não aparecerá nos resultados da pesquisa.
Este processo ocorre numa base de dados maior quando publica o seu livro no nosso sistema de livrarias, dado que passará a formar parte dos catálogos de centenas de lojas digitais. Pode obter mais informação sobre como consegui-lo aqui.

As palavras-chave

Precisamos que os metadados do seu livro se complementem de forma precisa para que os motores de busca os processem correctamente.
As palavras-chave, isto é, os termos de pesquisa que os leitores costumam utilizar quando procuram livros como o seu, são muito importantes para consegui-lo.
Um exercício para encontrar as palavras-chave mais adequadas pode ser pensar em que palavras escrevería o nosso leitor tipo na barra de pesquisa de qualquer livraria digital.
Por exemplo, um leitor interessado em livros de ajuda a escritores independentes poderia procurar com termos como “auto-publicação”, “como escrever” ou “marketing editorial”. Essas seriam as palavras-chave para livros desta temática.

Como consigo que o meu livro se destaque?

O melhor conselho que lhe podemos dar é que os metadados do seu livro reflictam as palavras-chave. Ou seja, que tudo o que rodeia o livro tenha coerência, desde o título até à descrição. Continuando com o exemplo anterior, o livro poderia titular-se Auto-publicação: como escrever o seu livro.
Portanto, descobrir as suas melhores palavras-chave é o primeiro passo, e o segundo, utilizá-las correctamente nos metadados. Utilize o título, o subtítulo, a descrição e a categoria para que seja coerente.
Esperamos que tenha achado este post útil. Se necessita ajuda ou está interessado em publicar o seu livro, entre em contacto connosco através deste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad