Calendario 09 / Agosto / 2018 Cantidad de comentario Sem comentários

Há milhares de artigos publicados sobre como o bloqueio de escritor é o pior que lhe pode acontecer. Há até mais artigos de como superar o bloqueio de escritor (alguns dos quais também pode encontrar no nosso blogue). Não obstante, ninguém olha para o lado positivo do bloqueio de escritor, esse tormento ligado à arte da criação. É por isso que no artigo de hoje trazemos algumas das razões pelas quais o bloqueio de escritor pode ser bom para o seu trabalho. Quer descobri-las?

A parte positiva do bloqueio

Um passo atrás

O bloqueio de escritor obriga-o a dar um passo atrás. Quando não tem mais ideias para escrever, o melhor que pode fazer é afastar-se do seu trabalho e pensar noutras coisas. De vez em quando, as ideias encontram mais espaço nas mentes distraídas. Quando se separa da sua escrita e ganha perspetiva, é muito provável que consiga uma visão diferente do seu trabalho; uma visão que pode ser muito produtiva. O bloqueio de escritor é precisamente o que o obriga a abrir esse espaço, por isso, experimente agradecer-lhe em vez de cair no desespero.

Do bloqueio à inspiração.

O bloqueio de escritor pode levá-lo à inspiração. Quando o nosso querido amigo nos obriga a fazer um intervalo na nossa escrita, começamos a prestar atenção a outros passatempos e tarefas que podem terminar por se converter numa fonte de ideias. Mesmo se simplesmente vemos um filme ou lemos outro livro, estas distrações podem levar-nos a lugares de inspiração. «Obrigada, bloqueio de escritor, por obrigar-me a ler esse livro que inspirou o meu atual trabalho».

Bloqueio, sintoma de que alguma coisa não está a funcionar.

O bloqueio de escritor pode evitar que publique um romance que não merece o seu tempo e energia. É verdade, é uma afirmação difícil, mas realista: às vezes o seu trabalho não parece ir a nenhuma parte porque não há nenhum lugar a onde ir. O bloqueio pode ser esse ponto onde deve parar, ler o que foi escrito até ao momento e determinar se o produto é ou não é viável.

bloqueio de escritor

Não se renda, encontre no bloqueio uma maneira de ganhar perspetiva e continuar em frente.

Não tenha medo de descartar um esboço: não é tempo perdido, senão aprendizagem e certezas. Dizer “basta” não é o mesmo que abandonar, simplesmente implica dedicar os seus esforços a uma tarefa diferente, com a bagagem da anterior. Se o seu trabalho não está destinado a ver a luz, saberá.

Levanta-te e anda

O bloqueio de escritor obriga-o a acordar e mexer-se. Ás vezes, os escritores sofrem de bloqueio de escritor por passar demasiadas horas à luz do candeeiro, colados ao ecrã do computador. No entanto, vamos ver a parte positiva: levante-se, afaste-se do seu espaço de escrita e vá apanhar ar. Quanto mais o sangue fluir, mais os pensamentos fluirão.

Definitivamente, encontre o lado positivo do bloqueio do escritor, ele está aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad