Calendario 17 / Fevereiro / 2017 Cantidad de comentario 6 Comentarios

Algumas das dúvidas mais frequentes que surgem ao publicar um livro estão relacionadas com o ISBN e Depósito Legal. Respondemos então às questões mais pertinentes, relacionadas com este assunto.

O que é o ISBN?

O ISBN (International Standard Book Number) é um número de identificação internacional que permite aos editores, bibliotecários e livreiros localizar um livro. Além de facilitar a identificação da sua publicação e torná-la mais visível, o ISBN compila várias das suas características, tais como o tamanho, preço, número de páginas, acabamento, data de apresentação, formato e editora.

Quando o solicito?

Pode solicitar um ISBN ao terminar de editar a sua publicação e tiver a certeza de todas as características, já que ao modificar qualquer uma delas implica a atribuição de um novo número. Por exemplo, se prepara uma segunda edição do seu livro na qual variam o preço, o número de páginas ou a capa, vai precisar de outro ISBN que a distinga da anterior.

O ISBN é obrigatório? Preciso de um para cada formato?

Segundo a normativa atual se deseja obter dividendos pela venda da sua obra, esta deve ter um ISBN. Se prefere vendê-la a preço de custo ou como download gratuito não é necessário.
Cada formato de edição requer um número de ISBN. Ao contratá-lo na Bubok, atribuímos um número a cada formato pelo mesmo valor, para fomentar a diversidade de opções de leitura. Atribuímos um à edição em papel (dois, se edita em capa mole e capa dura), outro à edição em ePub e outro ao PDF.

Para que serve o ISBN?

Quando o ISBN for atribuído, a sua obra passa a figurar nos registos bibliográficos como parte do catálogo editorial correspondente, de forma a que os livreiros e bibliotecários do mundo inteiro possam localizá-la com maior facilidade. Na Bubok o ISBN também lhe permitirá aceder à distribuição digital do seu livro. Poderá vendê-lo em centenas de livrarias como a Amazon, GooglePlay ou iTunes através da Bubok, sem ter que se preocupar com o upload em cada plataforma. No caso dos livros em papel, estes podem ser pedidos em qualquer uma das livrarias associadas à Bubok.

Posso utilizar o meu próprio ISBN?

Se já possui um ISBN (de auto-edição ou de outra editora) pode utilizá-lo ao publicar o seu livro na Bubok, no entanto ao não formar parte do nosso catálogo, não poderá optar pela distribuição digital e em livrarias físicas. Poderá inclui-lo nos dados do livro durante o processo de publicação.

Como contratar um ISBN Bubok?

Durante o processo de publicação do seu livro damos-lhe a opção de contratar um ISBN, no entanto também pode fazê-lo diretamente através do nosso menu de serviços.

O que é o ISBN e o Depósito Legal e outras questões

Sobre o Depósito Legal, há a dizer que consiste no arquivo de vários exemplares de uma publicação em bibliotecas, com o objectivo de compilar o património cultural do país. O Depósito Legal é então o veículo para a conservação da memória cultural dos povos e para garantir o acesso a essa informação a qualquer pessoa que o desejar.

Como se tramita o Depósito Legal?

Implica a atribuição de um número e o depósito de quatro exemplares impressos nos arquivos da Biblioteca Nacional. O número de depósito deve aparecer na ficha técnica do livro. Se assim desejar, na Bubok podemos fazer esta transação. Entre em contacto connosco para mais informação.

É obrigatório depositar cópias do meu livro?

As editoras devem realizar o depósito legal de todas as publicações que cumpram os requisitos mínimos especificados pela Biblioteca Nacional.

A inscrição do Depósito Legal protege os meus direitos de autor?

Muitos autores, para certificar os direitos sobre uma obra não publicada recorrem à solicitude de número de Depósito Legal. Isto é um erro. No Depósito Legal devem entrar apenas obras difundidas.
Para questões relacionadas com a autoria e os direitos de autor existe o Registo de Propriedade Intelectual.

serviço ISBN Bubok está disponível separadamente, bem como em todos os nossos packs editoriais e o Depósito Legal na maiora deles. Se tiver alguma consulta relativamente a este ou outros assuntos sobre a nossa plataforma editorial on-line, contacte-nos.

6 comentários para “O que é o ISBN e o Depósito Legal e outras questões”
  1. Equipa BUBOK.pt
    Joana Almeida

    Boa tarde,
    No livro reeditado há alterações em relação à sua edição original, pelo que obriga a novo depósito legal;
    E quanto à republicação e à reimpressão é necessário novo depósito legal apesar de não ser necessário novo ISBN?
    A Lei do Preço Fixo aplica-se a partir do último depósito legal independentemente do ISBN se manter?
    Agradeço desde já o vosso esclarecimento.
    Cumprimentos
    Lina

  2. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Lina,

    A primeira coisa que deve ter em conta é que o ISBN e Depósito Legal são coisas completamente diferentes, que nada têm a ver uma com a outra. Se deseja manter ambas actualizadas, naturalmente, a reedição implica atribuição de novo ISBN e DL. No caso de reimpressão, nem para uma nem para a outra é necessária actualização.
    O preço deve ser fixado com a atribuição do ISBN, não com a criação do DL.

    Cumprimentos

  3. Equipa BUBOK.pt
    Luís Matias

    Boa tarde
    Sendo o número de Depósito Legal inscrito na Ficha Técnica do livro pode-se obter o referido código sem fazer o depósito dos 4 exemplares de modo a preparar o PDF para publicação já completo

    Cumprimentos

  4. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Bom dia:
    Sim, pode incluir o código antes de enviar os livros sem problemas.
    Cumprimentos,
    Olga

  5. Equipa BUBOK.pt
    carlos almeida

    Boa tarde pretendo saber os custos aproximados com o ISBN e Deposito legal para um livro novo tamanho A5 com 180 paginas. Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad