Calendario 04 / Maio / 2017 Cantidad de comentario Sem comentários

O romance histórico caracteriza-se por decorrer no passado, bem como tentar representá-lo da forma mais verosímil possível. Dos cenários históricos até personagens famosos, tudo pode ser um bom pretexto para o romance deste género, capaz de cativar a imaginação de muitos.
Continuando com as nossas publicações sobre géneros literários e depois do romance policial e da literatura fantástica, dedicamo-nos agora ao romance histórico.

O romance histórico

O desafio de muitos escritores de romance histórico é encontrar um equilíbrio entre autenticidade e historicismo, com o importante componente de investigação durante o processo de escrita. Os requisitos precisos para o romance histórico não estão claros de todo, apesar de que o género estabelece que o cenário um mínimo de 25 anos antes do momento de escrita. Também se discute que esse limite deve ser de 50 ou 100 anos.
A janela temporal não é tão importante como a verdadeira intenção do romance histórico, que é muitas vezes usado para relacionar épocas passadas com o momento presente.

Como durante séculos o ser humano sempre se preocupou em descobrir como era vida antes do seu tempo, o romance histórico acabou por se tornar, desde o século XIX, num género básico na produção literária da cultura ocidental.
Este tipo de literatura revelou-se poderoso, com espírito crítico e até mesmo com certa capacidade para exercer influência social.
Por exemplo, no romance do século XIX, O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo, a acção decorre na Idade Média. Muitos acreditam que esta obra influenciou o progressivo interesse pelo património arquitectónico gótico de Paris e arredores.

Existem muitos períodos históricos sobre os que escrever, portanto existem incontáveis subgéneros do romance histórico para os leitores explorarem.

Quais são os subgéneros mais comuns do romance histórico?

Biográfico

A ficção baseada em factos sobre personagens históricos tornou-se muito popular ao longo das décadas.
Desde as memórias romanceadas sobre Alexandre O Grande até às biografias de filósofos famosos, as personagens conhecidas são um dos temas preferidos para os romancistas.

Romântico

Este é um subgénero onde se encontram historias de amor num contexto histórico. Aquilo que guia a narração são questões passionais e românticas.

Thriller

Seguindo as convenções do subgénero policial whodunit, este tipo de romance histórico consiste em historias onde a personagem principal investiga um crime.
Chega-se à solução do mistério com a descoberta do culpado e, por vezes, com a restauração da paz e da justiça.

Marítimo e sobre piratas

Enfocado na vida no mar, este subgénero aborda também temáticas como os assaltos de piratas e as lutas destes contra a marinha.

A literatura fantástica é o género mais indicado para mim?

Se ainda está a pensar se deve escolher este género literário, coloque-se estas questões:

  • Quanto recua o seu romance no tempo?
  • A sua história envolve pessoas ou momentos históricos?
  • Qual a importância do período temporal no desenrolar da sua historia?
  • A sua história tem algum elemento romântico ou misterioso?

Se o seu romance histórico já está escrito, publique o seu livro connosco: escreva-nos a autores@bubok.pt. Na nossa livraria on-line poderá conhecer outras obras deste género.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad