Calendario 13 / Julho / 2016 Cantidad de comentario Sem comentários

Sempre se disse que os escritores devem ler. Aquilo que não se explica, talvez, é razão pela qual devem fazê-lo. Neste post queremos dar-lhes algumas razões pelas quais a leitura pode der uma grande aliada de um escritor.

 

ler

 

Porque ler antes de começar um projecto: livros do mesmo género

Antes de começar um novo projecto de escrita convém visitar a sua livraria favorita para adquirir vários títulos do género no qual se vai concentrar. Explicamos-lhe os motivos:

1. Ler livros do género seleccionado ajuda-o a conhecer melhor o mercado. Para definir uma estratégia de vendas necessita saber o que se está a publicar dentro do género, quais são as temáticas mais populares, que preferem os seus leitores e, sobretudo, o que não funciona. Esta informação pode evitar muitos desgostos durante a escrita e dar uma perspectiva diferente ao seu projecto, muito mais focada no leitor.

2. Conhecer estes livro permite-lhe também saber tudo sobre o seu público: o estilo das historias que gostam, a extensão, os formatos mais apropriados… Esteja atendo aos leitores e procure que o seu conteúdo adquira um formato pensado neles.

3. Informe-se sobre o que já se escreveu dentro do género que seleccionou. Os autores tendencialmente pensam que o seu projecto é muito original, no entanto esquecem-se que há muitos escritores que escreveram antes. A única maneira de inovar no seu género é conhecer bem o que outros fizeram, para contribuir com uma visão diferente. Por exemplo, há centenas de historias românticas e no entanto o seu livro pode marcar a diferença se a historia for contada de forma original. Afinal, a literatura é isto.

Apesar de tudo isto, ler livros parecidos ao que pensou escrever durante o processo de escrita pode ser algo contraproducente. Fazê-lo antes pode inspirá-lo; durante, a fronteira entre influência e plágio pode tornar-se demasiado frágil. Afinal de contas, tudo o que nos rodeia acaba por reflectir-se naquilo que escrevemos, inclusivamente o que lemos.

Quando começar a fase de escrita propriamente dita, dê uma volta às suas leituras para que continuem a ser úteis sem prejudicá-lo. Estas são algumas razões para ler, ao mesmo tempo que escreve, géneros diferentes ao escolhido por si.

Enquanto escreve: leituras alternativas

1. A leitura de géneros e temáticas totalmente diferentes ajuda-o a espairecer. Imagine o que aconteceria se tudo o que fizesse se relacionasse de uma maneira ou outra com o processo de escrita. O descanso é necessário para ter ideias frescas… A leitura pode ser uma grande ajuda nesse sentido.

2. Além disso, ao não partilhar temática com o que está a escrever, vai estar mais atento às formas de narração do livro que escolher e acabará por aprender novas técnicas que nem sequer se utilizam no seu género. Ao adaptá-las à sua obra, esta terá um toque mais original.

3. Por último, a leitura de géneros diferentes vai enriquecer a sua perspectiva e o seu vocabulário, o que o ajudará a ser melhor escritor, abrirá a sua mente e ampliará o seu conhecimento.

Na nossa livraria on-line poderá encontrar milhares de livros classificados por géneros, onde pode encontrar a leitura que procura.

Este são os nossos conselhos. Porque acha que a leitura é importante durante o processo de escrita? Que livros costuma ler? Custa-lhe mais ou menos concentrar-se na leitura quando escreve? Queremos saber a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad