Calendario 24 / Abril / 2012 Cantidad de comentario Sem comentários

Neste texto abordamos o tema complexo de como construir as primeiras páginas de um livro. O objectivo é ajudar os nossos autores a conseguirem prender os possíveis  leitores desde o início. Todos sabemos que ao encontrar um livro desconhecido, seja na internet ou numa livraria, duas coisas marcam a nossa decisão de o comprar. A primeira é uma boa capa e depois as primeiras páginas do livro.

Primeiro o mais evidente mas ainda assim útil lembrar. Estas páginas devem estar escritas de uma forma muito cuidada, utilizando o vocabulário mais correcto e uma gramática acima de qualquer suspeita. Depois a frase de abertura, fundamental para cativar o leitor, tem como principal função atrair a atenção. Para conseguir este impacto pode apresentar a personagem principal, descrever uma situação surpreendente ou usar uma fase que marque o tom da história.

Eis alguns exemplos inspirados de grandes escritores.

“Sou um homem invisível.” Ralph Ellison

“Se hei-de ser o herói da minha própria existência, ou se outrem deverá ocupar essa posição, é coisa que adiante se verá.” Charles Dickens

“Foi uma chamada para o número errado que despoletou tudo, o telefone a tocar três vezes no silêncio da noite, e a voz do outro lado da linha a perguntar por alguém que não era ele.” Paul Auster

Ao introduzir a personagem no primeiro parágrafo de um livro é preciso garantir que o leitor pode conhecer e sentir o que ele sente. Se quiser deixar pistas sobre os acontecimentos mais importantes da história deixe para mais tarde. Também terá de decidir se quer apresentar logo a personagem principal ou guarda-la, como um trunfo, para depois. A personagem principal será o protagonista da história e terá como grande opositor o antagonista com quem terá de entrar em conflito. Para isso o melhor é que tenham personalidades diferentes tornando a história mais convincente.

Não deve esquecer que todos os pormenores contam: o tempo, o espaço, as circunstancias, etc. Não se trata apenas de escrever as primeiras 10 páginas mas de preparar o leitor para o que vai encontrar mais tarde. Conforme a história dor avançando revele os detalhes cuidadosamente, dando-lhe espaço e por isso também importância.

Uma sugestão prática para escrever estas primeiras páginas é consultar os seus livros preferidos, lendo as primeiras 30 a 50 páginas de cada. Ao lê-as pode ir tomando notas das ideias que lhe parecem mais interessantes par aplicar na usa escrita. Não se trata de copiar mas de aprender e sobretudo de aprender com aqueles que admiramos mais, essa selecção é muito importante na educação de um escritor, no treino de mão como alguns diriam.

Uma última sugestão, pode encontrar mais conselhos úteis sobre este assunto no livro “First 50 Pages” do escritor Jeff Gerke, um guia muito útil para desenvolver seriamente a sua escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad