Calendario 03 / Outubro / 2018 Cantidad de comentario Sem comentários

Falemos de escrita e redundâncias.

livro

Parabéns aos que acabaram de escrever o seu livro. Parabéns especialmente aos que acabaram de escrever o seu primeiro livro. Mas, não pensem que é tempo de relaxar, agora começa o importante trabalho de revisão.

Dificilmente alguém terá vontade de começar a rever um longo romance que acabou de escrever. Mas, há truques para tornar este processo mais simples, por exemplo, começar por uma revisão rápida em busca das redundâncias. Uma leitura rápida em busca daquelas frases que apenas constatam o evidente.

Algumas pistas:

  •  Será mesmo preciso escrever que uma personagem está feliz ou triste? Confiem na vossa escrita e na argúcia dos vossos leitores.
  • A narração repete as mesmas ideias numa só página, capítulo, ou, pior, num só parágrafo? Cortem. Não vale a pena repetir as mesmas coisas vezes sem conta.
  • Aproveitem para apontar já os erros de gramática mais evidentes, não se demorem neles, mas, resolvam os que conseguirem e apontem os outros.
  • Encontraram alguma frase que soa estranha? Leiam-na em voz alta. Contínua a soar estranha? Cortem-na. O texto contínua inteligível, não se dá pela falta da frase? Óptimo, problema resolvido. Se a frase precisa de ser substituída deixem-na assinalada para a próxima revisão.

Esta primeira revisão deve ser rápida mas pode ser muito eficaz se souberem o que procurar é para isso que serve esta lista. A revisão seguinte deve ser feita por um profissional, mas seja o melhor dos revisores, um amigo bem intencionado ou o próprio autor a fazer a revisão ortográfica e gramatical, esta primeira passagem pelo texto vai tornar o resto do processo muito mais simples.

Se quiserem ajuda com esta fase do vosso trabalho já sabem que podem marcar uma entrevista com os nossos assistentes editoriais aqui > https://www.bubok.pt/contacto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad