Calendario 07 / Março / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

Anos atrás a estratégia para promover o seu livro era baseado na imprensa tradicional. Era necessário trabalhar de mão dada com jornais, revistas, participar em eventos físicos… E esperar que chegasse uma resenha ao meio de comunicação correto. Isto implicava custos altos em envios de livros e sobre todo a necessidade de aceder a uma rede de contactos que não estavam ao alcance de qualquer escritor.

Hoje, os autores têm uma vantagem incrível, porque existem milhares de bloggers com um público maior e mais comprometido que o da imprensa tradicional. Ademais, há milhares de consumidores que estão a um clic de partilhar o seu trabalho com os seus amigos em Facebook, Twitter e LinkedIn. As redes sociais permitem partilhar o livro com os seus leitores potenciais de forma muito mais acessível e imediata. Aqui mostraremos alguns truques que ajudarão a promover o seu livro nas redes sociais.

promocionar o seu livro

O que deve ter em conta para começar a promover o seu livro nas redes sociais

Agora sabe que as redes sociais são uma ferramenta muito poderosa para promover o seu livro. O primeiro que deve ter presente é que estes canais são baseados na construção de relações com os leitores, é dizer, toda a informação que partilhe não deverá ser una mera “emissão”. O seu papel será o de conversar, interatuar e criar vínculos.

Para isso é imprescindível conhecer bem ao seu público alvo, compreender o que os leitores querem saber. Por isso, tem de se mentalizar e preparar conteúdos interativos.

Precisa de criar perfis públicos nas diferentes redes sociais. Facebook, Twitter e Instagram são algumas das mais usadas, mas não deve esquecer outras como Goodreads, especializadas em literatura. Ter presença  nas distintas redes sociais permitir-lhe-á gerar conteúdos adaptados a cada uma delas, em tanto que as consiga administrar, e conectar com pessoas com diferentes perfis e gostos, no seu meio preferido.

Como configurar um bom perfil de autor nas redes sociais

Ainda que cada rede social tem as suas particularidades, vamos dar-lhe umas pautas básicas para configurar cada uma das suas contas:

  • Use uma boa foto de perfil, coerente com o que queira transmitir. Não existe a foto “perfeita”, a mais adequada para si, será aquela que refletir a sua marca de autor. Isso sim! procure utilizar material de qualidade (sem pixelar) e que seja facilmente reconhecível. Pode ser, incluso, um logótipo ou elemento comum aos seus livros que os identifique.
  • Sempre que seja possível, acrescente também uma foto de capa. Esta opção está disponível em redes como Facebook ou Twitter e permite acrescentar muita informação adicional, como imagens do livro, eslogans, um entorno no que a historia sucede…
  • Inclua um enlace de compra ao livro. Facilite o trabalho aos seus leitores potenciais! Deixa claro aonde podem fazer-se com ele e em que formatos.
  • No esqueça preencher qualquer pequeno espaço dedicado à sua biografia. Em twitter pode acrescentar hashtags relacionados com a temática ou género dos seus livros para que o público interessado possa encontra-lo.

Que conteúdos pode partilhar para conseguir leitores?

Deverá produzir uma série de conteúdos iterativos para partilhar nas redes sociais. Aqui deixamos varias ideias.

  • Organiza pequenos concursos. Por exemplo, anime aos seus leitores a que carreguem fotografias ou ilustrações sobre como imaginam as personagens principais da sua história, pesa que deixem comentários na página de venda… e recompense com um exemplar assinado ou algum detalhe mais exclusivo.
  • Use imagens nas suas publicações. Isto ajuda a captar a atenção dos leitores e a fazer os seus posts mais atrativos e dinâmicos.
  • Partilhe conteúdos de outros escritores e páginas. Falar só do seu livro pode ser um pouco presuntuoso. Se  mistura com outro tipo de conteúdos que também resultem interessantes ao seu público, a comunicação será muito mais efetiva.
  • Faça perguntas aos seus leitores; pequenos questionários sobre os seus livros favoritos, sugestão de leitura… Todo isto ajudará a os conhecer melhor e a escrever posts de mais interesse para o público alvo.
  • Adapte o conteúdo a cada rede. Lembre que Instagram é especializada em imagens, Twitter tem uma importante limitação de carateres… Cada uma permite trasladar a sua mensagem de uma maneira. Use estas limitações para acordar a sua criatividade e, sobre tudo, não repita cada post nas diferentes webs, adápteo!

Si gostou deste post, aqui tem a nossa guia gratuita sobre como criar a sua plataforma de autora, com mais conselhos para dar promoção ao seu livro e una lista de recursos e ferramentas para o lograr. Também pode dar uma vista de olhos à nossa secção do blog marketing editorial, onde encontrará artigos completos sobre o tema. Ate já!

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