Calendario 15 / Fevereiro / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

Quem nunca sentiu vertigens ao confrontar o papel em branco? É sem duvida alguma um dos maiores desafios para um escritor, por isso queremos dar-lhe umas dicas sobre como começar a escrever um livro.

Estruturar as suas ideias

Uma vez sabe o que quer escrever é bom fazer um mapa com o que quer contar. Deste modo pode estruturar a informação que irá desenvolver ao longo de seu livro. Isto é muito importante, tanto para não esquecer alguma coisa, como para que tudo tenha uma ordem concreta desde o inicio.

Para isso, dependendo do tema que trate o seu livro, pode usar desde cronogramas até mapas conceptuais. Uma vez tenhamos clara a estrutura, poderemos começar a escrever.

Documentar-se

Dependendo do livro que esteja a escrever, terá de enfrentar a árdua tarefa de documentar-se. Para isso, o melhor é ser organizado. Assim, se a qualquer momento, uma vez comece a escrever, precisar de encontrar algum documento ou nota, poderá fazê-lo o mais rápido possivel.

Neste caso, também deve ter em conta como referencia a informação, dependendo da obra que esteja a escrever. Não é a mesma coisa mencionar fontes num manual que num romance, e isso é algo que temos de ter em mente desde o inicio.

como se empieza a escribir un libro

Coisas a ter em mente quando se começa a escrever um livro

Esta é uma peça chave se quiser chegar aos seus leitores. Não pode escrever um romance de temática amorosa da mesma maneira que um ensaio sobre medicina. Por isso deve ter em conta o seguinte:

  • Público alvo a que se dirige: Se está a escrever um livro técnico para pessoas especializadas nesse campo, use uma terminologia profissional. Mas se quiser dirigir-se a um público geral, deve usar uma linguagem mais básica e ir introduzindo aos poucos os termos mais técnicos. Por outro lado, se a nossa meta é escrever um romance, temos que pensar da mesma forma, mas em função à idade do leitor a quem nos queremos dirigir.
  • Temática: Em muitos casos, a temática do nosso livro condicionará a forma como escrevemos. Não é a mesma coisa um livro sobre sexologia, um ensaio sobre o estado da política atual ou um conto.

Outros aspetos a ter em conta

Outras particularidades que não têm tanto a ver com a escrita do livro, mas que são igualmente importantes são:

  • Direitos de imagem: No caso de utilizar gráficos, imagens ou ilustrações de terceiras pessoas tem de ter os direitos de uso das mesmas, se não, pode ter graves problemas. O melhor é tratar disto logo o principio, para que uma vez terminado, não se encontre com a surpresa de que não pode usar determinadas imagens.
  • Formato: Outra coisa que deveria ter em conta, é o formato em que quer publicar a sua obra. Desta forma poderá controlar melhor o número de páginas e, uma vez terminado. incluso avaliar se é melhor sacar um só livro ou talvez dividi-lo em dois tomos.
  • Bibliografia: No caso de escrever um romance não será necessário, mas se escreve livros técnicos, ensaios, manuais etc, em muitas ocasiões terá utilizado documentação e não se deve esquecer de fazer referencia à mesma no seu livro de forma adequada.

Esperamos que com este artigo podamos solucionar as dúvidas que tenha sobre como começar a escrever um livro. Não obstante, como sempre dizemos, não há uma regra escrita. É importante que procure e mantenha o seu estilo. Lembramos igualmente que na livraria da Bubok poderá encontrar uma grande quantidade de títulos que podem ajudar e dar-lhe ideias sobre como começar a criar um livro. Se precisa de contactar-nos, pode fazê-lo através do nosso formulário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad