Calendario 14 / Janeiro / 2020 Cantidad de comentario Sem comentários

workshop literário É bom se inscrever nem workshop literário? Porquê? Há uma frase de John Gardner, escritor e professor de literatura criativa, que nos dá uma resposta bastante clara:
“O escritor que evita participar de workshops literários (ou outra atividade que reúna escritores iniciantes) provavelmente acrescenta dificuldades à sua tarefa”.

Participar de workshops literários é uma tarefa positiva para a sua escrita e a sua carreira como autor. Listamos dez razões para incentivar a participar duma dos muitos workshops literários que estão a surgir no ambiente literário.

Dez razões para se inscrever num workshop literário.

1. Porque escrevendo, aprende
2. Porque é bom ter uma base teórica
3. Porque conhecerá outras pessoas que também gostam de escrever
4. Porque vai ler, e a leitura é o alimento da escrita
5. Porque eles oferecem propostas de trabalho para incentivá-lo a escrever
6. Porque terá uma rotina de trabalho
7. Os comentários dos professores ajudarão a melhorar a sua escrita
8. Porque pode ajudá-lo a experimentar e transgredir os seus próprios limites
9. Porque é divertido
10. Porque é uma maneira de começar a se tornar conhecido

#1 . Porque escrevendo, aprende.

Escrever é uma profissão e, como tal, pode ser aprendido. Da mesma maneira que pintores, arquitetos, etc. Eles estudam para fazer o seu trabalho. Os escritores podem fazer o mesmo. Esse é o objetivo de um workshop literário: desenvolver talentos graças à teoria, prática e comentários especializados.

#2 . Porque é bom ter uma base teórica.

Uma das primeiras coisas que receberá num workshop literário é a orientação teórica sobre o ofício da escrita e o género específico que lhe interessa (poesia, romance, história…). Ter algumas bases teóricas claras é sempre útil, mesmo que mais tarde queira quebrar as regras que aprendeu.

#3 . Porque conhecerá outras pessoas nesse workshop literário que também gostam de escrever.

Empreender a aventura de escrever na empresa é sempre gratificante, pois escrever é uma atividade muito solitária. Os seus colegas de classe podem tornar o workshop mais divertido e podem até se tornar verdadeiros amigos e os seus primeiros contactos naquele mundo literário em que começa a se apresentar.

#4 . Porque vai ler, e a leitura é o alimento da escrita.

Outra das vantagens de um workshop é que, além da teoria, eles fornecem leituras, descobre autores e estilos que podem ser interessantes e até abre o seu caminho. Além disso, a leitura é essencial para a escrita: é ao mesmo tempo, aprendizagem, encorajamento e, obviamente, emoção.

#5 . Porque oferecem propostas de trabalho para incentivá-lo a escrever

Se está bloqueado ou se está a começar no mundo da escrita, as tarefas propostas num workshop podem-lhe dar ideias para começar. Pode interpretá-lo como um jogo e, sem pressão, escreverá tranquilamente.

escrever

#6 . Porque conseguirá uma rotina de trabalho.

As datas de entrega do trabalho – semanalmente, quinzenalmente… – farão com que procure um espaço que se transforme no seu tempo semanal de escrita. A mesma coisa que acontece no desporto ou em qualquer outra atividade. Não há nada melhor para desenvolver as suas habilidades literárias do que para desenvolver um ritmo de trabalho.

#7 . Os comentários dos professores ajudarão a melhorar.

Se os seus escritos não o convencem e não sabe o porquê, talvez os comentários de um professor no workshop literário possam dar uma pista. Eles serão o seu apoio para avançar e melhorar o seu estilo. Além disso, os professores estão à sua disposição para responder às suas perguntas e indicar mais fontes de onde encontrará informações para satisfazer as suas preocupações.

#8 . Porque pode ajudá-lo a experimentar e transgredir os seus próprios limites.

As propostas de redação dos workshops e o ambiente de confiança de estar entre colegas escritores podem fazer com que seja encorajado a experimentar estilos ou técnicas diferentes e mais arriscadas.

#9 . Porque é divertido

Se deseja incentivar a escrita, antes de tudo, é melhor fazê-lo para o seu próprio prazer. Num workshop literário, toda a mecânica – tarefas, comentários, leituras, fóruns para conhecer os seus colegas de classe e até jogos – é projetada para se divertir a escrever.

#10 . Porque é uma maneira de começar a se tornar conhecido.

Inscrever-se num workshop pode significar dar aquele pequeno salto de escrever apenas para você para ter, de repente, leitores. Tanto o seu professor quanto os seus colegas de classe desempenham esse papel e, portanto, entra totalmente num mundo mais literário. Além disso, num workshop, pode conhecer pessoas interessantes que mais tarde podem ser seus coautores ou ter preocupações semelhantes às suas para iniciar projetos literários, como montar uma revista, iniciar um podcast, um clube de leitura…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad