Calendario 19 / Abril / 2017 Cantidad de comentario 1 Comentario

Os géneros literários definem-se pelo conteúdo, tom ou estilo de um texto. Escolher o género do seu romance é uma parte essencial da sua escrita e publicação. Ao fazê-lo define tudo, desde o processo criativo até à forma de promovê-lo. Durante os nossos próximos posts poderá encontrar conselhos para identificar e explorar géneros e subgéneros literários. Desta forma, quer esteja a escrever o seu romance ou a começa-lo, poderá fazer a sua escolha.
Começamos então com o romance policial.

O romance policial

O romance policial é um género literário que aborda de forma ficcional o crime e os criminosos, bem como a sua investigação. Desde o clássico dueto de Holmes e Watson de Sir Arthur Conan Doyle, percorrendo a cidade e o campo da Inglaterra victoriana à procura dos seus assustadores crimonosos, até às detectivescas reaberturas de casos antigos para revelar a verdade detrás de anos de mentiras, não há duvida que os romances policiais são irresistíveis para qualquer leitor voraz.
Em muitos aspectos, este género parece usar uma lupa que, à medida que “revela os rastos da historia”, analisa certos conflictos ocultos relacionados com questões morais ou com a corrupção humana.
Apesar de que as primeiras obras sobre crime são de princípios do século XIX, o género tornou-se popular a partir de 1850. O seu crescimento está associado a diversos factores como por exemplo a aparição da noção de justiça social, a ascensão das publicações em formato de bolso ou a luta de classes. Conan Doyle e Agatha Christie, entre outros, inspiraram-se nos tempos convulsos para o pano de fundo dos seus romances.
Sendo um dos géneros mais populares e rentáveis da indústria editorial, o romance policial alberga um sem fim de subgéneros. Existem tantas variações dentro do género que as regras estipuladas pelo clássico whodunit por vezes já não fazem sentido. No entanto, os romances policiais costumam obedecer a este patrão

  1. É cometido o crime
  2. Inicia-se a investigação
  3. Chega-se a uma resolução que repõe um certo sentido de justiça

Frequentemente a resolução implica a captura e castigo do suspeito; no entanto, nem sempre se faz justiça. Apesar da rede de finais possíveis que se abrem e que podem levar a uma reflexão moral por parte do leitor, há sempre algo que os mantem agarrados às páginas do livro.

Quais são os subgéneros mais comuns do romance policial?

Hardboiled

O detective hardboiled é um dos personagens mais associados ao romance policial. Neste subgénero encontra-se o estereotipo de um protagonista inteligente, que prefere actuar sozinho e que defende uns valores específicos, apesar dos seus defeitos.
Este lobo solitário vagueia pelas ruas à procura de provas que o podem levar ao criminoso. O assassinato costuma ser o crime mais comum.

Quem matou?

Quem matou? (whodunit em inglês) é uma variação do subgénero detectivesco focalizado no enredo. Vão sendo dadas várias pistas (algumas falsas) de maneira a alimentar a curiosidade do leitor sobre quem é o culpado.

O mistério confortável

O mistério confortável é um tipo de romance policial onde os aspectos mais violentos ou desagradáveis do crime são colocados num plano inferior, muitas vezes recorrendo ao humor, e onde acontecimentos da narração sucedem numa pequena comunidade.
Às vezes o detective é um outsider amador que tenta resolver o crime recorrendo à ajuda de contactos à margem das forças policiais.

Procedimento policial

Este subgénero tem tido sempre sucesso, tanto na literatura como nos ecrãs. Os seus romances abordam as questões quotidianas dos processos policiais que investigam crimes.
Os aspectos da vida real deste tipo de narrativa oferecem uma atraente perspectiva da realidade da investigação, da justiça e das forças policiais involucradas.

O romance policial é o género mais indicado para mim?

Se ainda está a pensar se deve escolher este género literário, coloque-se estas questões:

  • O ponto central da minha narração é um crime ou a investigação de um crime?
  • Existe uma moral da história?

Se o seu romance policial já está escrito, publique o seu livro connosco: escreva-nos a autores@bubok.pt. Na nossa livraria on-line poderá conhecer outras obras deste género.

Um comentário para “O romance policial”
  1. Equipa BUBOK.pt
    Anna Cristina Collanieri

    Amei o conteúdo. Aproveita e ajuda a divulgar um poucos sobre os escritores nacionais desse gênero incrível que estão se destacando na revista Mysterio Retrô do grande Tito Prates.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad