Calendario 05 / Abril / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

Sabia que Twitter pode fazer que o seu livro despegue? Desde a Bubok oferecemos-lhe um guia simples de Twitter para escritores, que como você, querem sacar todo o melhor desta famosa Rede Social, porque toda ajuda é bem vinda:

Twitter para escritores

O QUE É TWITTER? 

Com poucas palavras, Twitter é a Rede Social do aqui e o agora. Imediatismo e limitação de caracteres (280 por tweet), são dois das suas qualidades principais.

Agora, pode ser que se esteja a questionar:

E PORQUE TWITTER PARA ESCRITORES?

Porque Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas por escritores que querem conectar com os seus leitores. Se bem, Twitter não é a plataforma para vender o seu livro,  é um bom espaço para gerar e/o reforçar a sua marca pessoal. Portanto, não deixe a um lado.

O Twitter tem 321 milhões de seguidores. Embora no ano passado, 2018 sofreu um declínio considerável, ainda é um lugar interessante para encontrar leitores.

Além disso, também permitirá-lhe:

1. Estar ciente das coisas que acontecem. Poderíamos quase sentenciar que o que não está no Twitter, não existe. Em particular, é interessante conhecer as novidades literárias, testar o mercado editorial, etc porque aí esta o seu público alvo.
2. Permite estabelecer uma comunicação direta com escritores, editores, jornalistas… Por isso, será uma ferramenta fundamental de contacto.
3. Pode promover o seu trabalho e melhorar o tráfego para o seu sítio web, se tiver um.

TRÊS RECOMENDAÇÕES SIMPLES PARA COMEÇAR COM ÊXITO NO TWITTER.

O que gostaria de contar e para quem vá dirigido, são as duas questões fundamentais que terá que se perguntar antes de abrir uma conta no Twitter.

Deve saber que seguramente não apenas falará sobre o seu livro. No Twitter, é importante ser generoso com as informações. Compartilhe conteúdo de interesse, faça recomendações, cite outras pessoas… Não obstante, sempre relacionado aos seus interesses e sirva para fortalecer a sua marca pessoal.

Depois de o ter claro:

 

1. Escolha uma foto para o seu perfil. Recomendamos que, se já tiver uma foto em outras redes sociais, use a mesma. Por padrão, o Twitter dará-lhe a imagem de um ovo. Não mudar isso pode gerar alguma desconfiança na rede. Muitas pessoas que se dedicam a contas troll, não mostram a sua imagem.
2. Pense num bom plano de fundo para o cabeçalho do seu perfil. Por exemplo, a capa do seu livro. Como fazer isto de uma maneira simples? Recomendamos fazer no canva. É um programa gratuito e muito intuitivo que possui modelos específicos para Redes Sociais.

Em seguida, pode ver um bom exemplo de cabeçalho e imagem de perfil.

perfil twitter

3. É importante que pense numa frase que o/a defina. Os seus seguidores precisam saber quem é e o que faz. Lembre-se, “menos é mais”. Então sintetize. Aqui deixamos um exemplo de uma boa definição:

twitter

 

4. Escolha as pessoas a seguir. Como na vida, recomendamos que priorize qualidade contra quantidade e selecione as pessoas ou instituições que mais se aproximam aos seus interesses. Não esqueça que o uso dessa rede será puramente profissional e o seu objetivo é se posicionar e vender.

Existem vários métodos para conseguir seguidores. A nossa recomendação é que faça isso naturalmente e confie que a qualidade do seu conteúdo gerará relações duradouras e próximas. É um método lento, mas seguro.

ALGUNS TERMOS QUE DEVE DOMINAR.

 

Trending Topic: É o tema do momento. As pessoas nas que está interessado esta a falar sobre isso, então, dê uma olhada.

Time Line: Estas são as mensagens das pessoas que segue e que são ordenadas cronologicamente.

Followers: São as pessoas que o/a seguem.

Influencers: São aquelas pessoas que têm reconhecimento, credibilidade e presença na rede. São os antigos geradores de opinião.

MD: São as mensagens privadas. Se não quiser que os seus comentários sejam vistos na sua linha do tempo, tem a opção de privado clicando no envelope que encontrará na barra superior.

COMO ESCREVER UM BOM TWEET?

Tem 280 caracteres para transmitir a sua ideia. Se essa ideia é acompanhada por uma imagem, muito melhor. E se tiver um vídeo, terá muitas mais hipóteses de que os seus seguidores se interessarem.

No caso do Twitter, um vídeo vale mais que mil imagens.

Às vezes pode estar interessado em que o seu Tweet seja lido por alguém em particular. Como vai fazer isso? Coloque o símbolo “@” e depois o nome da pessoa no twitter.

Se gosta das coisas que os seus seguidores estão a dizer, não tenha medo e faça retweet. Certamente gostaria que eles fizessem isso com os seus tweets.
Deixamos um infográfico da agência digital Socialmood que recolhe perfeitamente todos os elementos para fazer um bom tweet.

tweet perfeitoO HASHTAG IDEAL EM TWITTER PARA ESCRITORES.

É uma ou várias palavras que escrevemos juntas e que são precedidas pelo símbolo cerquilha Um exemplo: #twitterparaescritores #escrituracriativa. Se o objetivo é promover o seu livro, recomendamos que escreva nos tweets o seu nome e o título do livro.

Às vezes, a quantidade de informações que passam pela sua Time line pode sobrecarregá-lo em questão de segundos. Um bom Hashtag pode salvá-lo desse dilúvio. É apenas uma questão de ordem e filtro. Todos os Twitter para escritores têm em conta este pormenor.

Quando quisermos procurar informações relacionadas a um tópico, no mecanismo de pesquisa, precisará escrever o símbolo “#” e, em seguida, o tópico que lhe interessa.

Nesse mesmo sentido, se o que quer é que as pessoas o encontrem, é crucial que o seu post contenha as hashtags apropriadas. Aplicativos como o Ritetag ou o Keyhole podem facilitar a busca por “o” Hashtag. Onde colocá-los, você decide.

CINCO EXEMPLOS DE CONTEÚDO INTERESSANTE EM TWITTER PARA ESCRITORES.

Geralmente é sobre aqueles relacionados ao seu género literário:

Blogs de pessoas relevantes.
Notícias relacionadas
Imagens, citações inspiradas…
Recomendações de livros que leu.
E claro, o seu conteúdo.

QUATRO DICAS PARA ESCRITORES NO TWITTER.

Nunca deixe o seu perfil incompleto.
Não abuse das hashtags.
Interaja com as pessoas que fazem comentários e tente fazê-las também.
Converse com as pessoas que lhe interessam com o objetivo de que o conheça.

Até aqui “Twitter para escritores” e o guia para promover o seu trabalho. Se quiser, pode deixar um comentário. Esperamos que tenha sido muito útil.

 

 

 

 

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