PLANO DE CONSERVAÇÃO DO ESTUÁRIO DO RIO MUNDAÚ PARA ESPÉCIES MARINHAS AMEAÇADAS

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A proposta desse livro é apresentar ao leitor as atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa “Plano de Conservação do Estuário do Rio Mundaú para Espécies Marinhas Ameaçadas, em colaboração com a Escola Pe. Rodolfo Ferreira da Cunha (Canaan), Escola José Firmino da Cunha (Canaan), Associação de Rádio Comunitária de Canaan, além de parceiros locais e amigos do Brasil e exterior. As atividades foram desenvolvidas na Área de Preservação Ambiental do Rio Mundaú, nos ecossistemas costeiros, nas poças nos arrecifes de arenito e junto as comunidades de Canaan, Flecheiras, Mundaú, todas no município de Trairi - CE, ao longo do ano de 2016, a fim de produzir um plano de proteção concomitante com o processo de formação intelectual dos estudantes e participação das comunidades da região da Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú.O projeto teve apoio financeiro da instituição inglesa Rufford Fundation com sede em Londres - Inglaterra. As atividades acompanhavam a metodologia do projeto com coletas de informações quantitativas e qualitativas junto aos ambientes bióticos, abióticos e quanto aos aspectos etnográficos relacionados as espécies alvos, com foco em três espécies da ictiofauna local; o cavalo marinho (Hippocampus reidi), a cioba (Lutjanus alexandrei) e o dentão (Lutjanus jocu). Espécies listadas na categoria de “Espécies Vulneráveis” na Red List da IUCN (Intenational Union for Conservation of Nature) 2016.A fundamentação pedagógica deste trabalho teve como plataforma os ideais da Educomunicação cujas ações estão sedimentadas em propostas pedagógicas progressistas e libertárias de Paulo Freire, Miguel Arroyo e Celestin Freinet, além de autores da filosofia como Deleuze e Guatarri.A linguagem foi uma preocupação nesse trabalho, pois a expectativa é atender aos pesquisadores e profissionais da educação básica que possam ter nesta modelagem uma proposta pedagógica em suas aulas, seja no ensino fundamental ou médio, podendo atender as áreas de ciências da natureza, linguagens e códigos e ciências humanas. As ilustrações de cada prática representam as construções coletivas dos educandos e educadores em seu pleno constructo de autorias e empoderamentos.

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