SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DO PENSAMENTO MODERNO

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RESUMOEste trabalho resultou de notas tomadas nas aulas da Cadeira de Historia da Filosofia Modera do curso de Ciências Históricas e Filosóficas da UC, com o auxílio de alguma bibliografia, da qual se indica apenas a principal. Foi apresentado aos alunos do último ano do curso de 1950. Os principais livros de que nos servimos, como auxílio bibliográfico, encontram-se na Biblioteca da Universidade de Coimbra, traduzidos em diversas línguas além da portuguesa, principalmente a espanhola e a francesa, e são:JOSEPH MARECHAL - «Précis d’Histoire de La Philosophie Moderne».AUGUSTO MESSER - «La Filosofia Moderna»E. VON ASTER - «Historia de La Filosofia»H. HOFFDING - «Histoire de La Philosophie Moderne»V. COUSIN - «Histoire de La Philosophie»J. BURCKHARDT -«La Civilisation en Italie au de La Renaissance»JOAQUIM DE Carvalho -«Galileu e a Cultura Portuguesa sua Contemporânea»GARCIA MORENTE e ZARAGUETA BENGOECHEA -«Fundamentos de Filosofia»J. CHEVALIER -«Descartes»LEON OLL? L’APRUNE -«La Philosophie de Malebranche»MAURICE BLONDEL -«L’anticartesianisme de Malebranche»VICTOR DELBOS -«?tudes sur la Philosophie de Malebranche»VICTOR DELBOS -«O problema moral na filosofia de Espinosa».VICTOR DELBOS - «O espinosismo»VICTOR BROCHARD -«Estude de philosophie ancienne et de philosophie moderne»No decorrer do Texto serão indicadas referências pontuais.De começo, descrevo, tal como se encontram apresentadas, as grandes divisões a que a cultura filosófica foi sujeita no tempo e no espaço, quando e onde, e lembro os principais precursores do Espírito Moderno. Faço depois algumas considerações a respeito das características que separam o pensar antigo, (com destaque para o medieval), do pensar moderno. Refiro-me, seguidamente, ao começo do Pensamento Moderno e aos principais recrutas de altar, apontando aquele que quase todos os historiadores indicam como verdadeiro iniciador da Filosofia Moderna.Faço uma referência às características gerais da Renascença, sob o ponto de vista histórico-filosófico. Estabeleço as linhas fundamentais sobre o renascimento do Platonismo e o seu significado histórico-filosófico. Falo das correntes e renovação do aristotelismo, do estoicismo e do cepticismo, das linhas gerais e relevantes do movimento científico do séc. XVI, de Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Kepler e Galileu.Refiro-me à filosofia bruniana e sua bibliografia; à filosofia sanchesiana; à filosofia, biografia e bibliografia de Descartes; ao ocasionalismo de A. Geulincx; à filosofia de Malebranche; à obra de Pascal; â biografia, bibliografia e filosofia de Espinosa, e, finalmente uma referência às «Idades do Espírito».

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