Construindo Um Mundo Novo - Formação Humana & Orientação para a vida

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RESUMO - Neste livro procuramos desenvolver temasque ajudem os alunos a entender que todo ser humano é CORPO, ALMA e ESP?RITO e comota precisa crescer em harmonia: físicamente, mentalmente, psicologicamente eespiritualmente para que o mesmo seja completo. Abordamos vários temas paraajudar neste grande propósito dos pais e mestres formar cidadãos conscientes desua missão. CONSTRUIR UM MUNDO NOVO.Seria a escola o espaço para um ensino religioso? A educação deveconsiderar o homem enquanto ser em relação com o transcendente? O que é oensino religioso escolar? O que ele promove na sociedade? Como é percebidopelos alunos? O que esperam dele a família, a sociedade e a própria escola?Procuramos também, desenvolver uma reflexão acercadestas questões visando colaborar com uma discussão que se impõe comonecessária e urgente.Parece que o ensino religioso é mais uma questão domundo dos homens, criada e nublada por eles. Mas, como não haveria de ser? Senão há como fugir da condição humana, não há espaço para pensar de mododiferente.O fato é que há uma verdade, há uma certeza: afelicidade do homem, seu fim último é Deus. Todo educador enquanto pessoa queentende que deve trabalhar e viver a fim de promover seu semelhante à condiçãode felicidade, deve conduzi-lo a Deus. No entanto parece que custa-nos entendera simplicidade da proposta das religiões. Entendendo religião enquanto relaçãocom o transcendente, esta realidade é compreendida como um convite apensar a existência humana em sua plenitude. O verbo que se faz carne é a palavrano meio do mundo, é a divindade que eleva a humanidade e a convida a ser plena.? preciso que todos os homens compreendam e saibamdeste seu fim. ? preciso que a escola aponte para esta realidade que transcendee que propõe um ser mais. Entender-se convocado para a relação com Deuscompromete a vida, transforma o homem e por ele, a sociedade. No entanto,procuramos conformar esta convocação a nossos mecanismos reducionistas. Porisso é preciso que o Estado crie leis para garantir que falemos da essência davida. Como se fosse preciso. Precisamos das leis porque amamos pouco(Comte-Sponville, 1995), porque nossas relações são envolvidas pela vontade depoder. Precisamos lutar por um ensino que considere a dimensão religiosa dohomem, quando entendemos que este aspecto deveria ser considerado de modonatural. Há uma série de discussões no legislativo sobre a legitimidade de umensino religioso escolar, questionando seus meios. Se fosse claro para nós quea felicidade humana depende de sua relação com Deus, desenvolveríamos toda aciência de modo a sermos levados a Deus, de modo a alcançarmos a plenitude denosso ser, de nossa humanidade que é entender-se um ser convocado à relação comDeus. Esta relação permeia toda a existência humana e permite um olhar novosobre as questões com as quais o homem tem que se deparar. O lugar dohomem é o entre, a relação. (Buber,2001).

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