A rede social Facebook ao serviço do Marketing: o caso da FNAC Portugal

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Esta monografia incide sobre “a rede social Facebook aoserviço do Marketing: O caso da Fnac Portugal” e propõe identificar as acçõesde Marketing que podem ser executadas no Facebook, através da apresentação deuma “boa prática” nacional: o caso Fnac.Para obtermos respostas à pergunta orientadora destainvestigação: “Como é que o Facebook pode ser utilizado para fins de Marketingnuma empresa?”, esta dissertação foi estruturada em duas partes: trabalhoconceptual e trabalho de campo. Na primeira parte, com base numa revisão deliteratura sobre as áreas de Marketing digital, Marketing nas redes sociais, Gestãoda Marca online e CRM social,apresentamos o modelo conceptual. Na segunda parte, através da análise de um estudode caso, testamos o modelo apresentado e identificamos eventuais diferenças,através da construção de um modelo empírico.As acções de Marketing practicadas pela Fnac Portugal consistemem: prestação de assistência ao cliente; organização de campanhas; inserção depublicidade; recolha de informação de mercado; comunicação com a comunidade;criação de passatempos e gestão de eventos da marca. As diferenças, face aomodelo conceptual, residem na adopção das técnicas passatempos e eventos.Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial parao Marketing, não só ao nível da Comunicação, mas também no âmbito da Gestão daMarca e da Gestão da Relação com o Cliente, promovendo a criação de vantagenscompetitivas.

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