Contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário

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A moda e o vestuário constituem um certo retrato de uma sociedade, que ao longo dos tempos vão absorvendo e espelhando as evoluções dessa mesma comunidade. Mas esta é, também, uma área de atividade de extrema importância em Portugal, com casos de sucesso como as marcas Parfois, Fly London e Aerosoles.O comportamento dos consumidores, perante a moda e o vestuário, pode ser explicado através de diversas variáveis, algumas das quais analisadas nesta tese. Neste contexto, o presente trabalho, que pretende analisar os contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário, assume, de facto, três objetivos específicos:-Em primeiro lugar, pretende-se analisar os contextos de consumo de produtos de moda e vestuário, e, neste sentido observar as tipologias de vestuário, os espaços comerciais e as principais marcas comercializadas em Portugal, em concreto nos centros comeciais; -Emsegundo lugar, procura-se realizar uma análise dos hábitos e principais motivações dos consumidores numa perspetiva panorâmica e compreensiva do mercado; -Finalmente, e com base num modelo previamente construído -“Consumer Style Inventory” de Sproles e Kendall (1986) –pretende-se apurar quais os principais hábitos de consumo e principais motivações que levam às decisões de compra, assim comoidentificar segmentos de consumidores com base nestas atitudes. Estes três objetivos específicos ditam, de certa forma, a estrutura da presente tese, umavez que cada um deles constitui o ponto de partida para um estudo empírico.Os resultados obtidos nesta investigação permitem traçar um retrato de algumas dasvariáveis importantes relativas aos contextos, hábitos e motivações dos consumidoresportugueses deste tipo de produtos, assim como fazer uma proposta de segmentação decompradores.

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