PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO. ESTUDO DE CASO.

Comprar Acabamento em capa mole por 12,10€ Comprar eBook em PDF por 0€

RESUMOO ensino da Matemática deve propiciar que o aluno seja capazde desenvolver competências e habilidades de identificar, formular e resolverproblemas, utilizando um rigor lógico científico na análise dasituação-problema, bem como correlacionando-o com outros campos do saber. Oestudo da trigonometria, segundo Silva e Neto (2006), nos possibilitadesenvolver habilidades consideradas significativas no que diz respeito àleitura e à interpretação de factos reais que envolvem não somente osconhecimentos matemáticos, mas as demais actividades da vida do aluno.Estaquestão de pesquisa surgiu em função da inquietude com as dificuldades decompreensão e de conceitualização dos alunos e da sua falta de interesse emrelação ao tema Trigonometria.Neste trabalho se expõem os resultados de uma investigaçãodos conceitos prévios dos alunos na aprendizagem das razões trigonométricas notriângulo retângulo, por meio de um questionário, cujas respostas foramtabuladas e categorizadas, servindo de base para a construção e proposta desituações, nas quais, os alunos, de forma individual ou em pequenos grupos,possam explicitar e construir novos conhecimentos.As actividades descritas,nesse trabalho de pesquisa, tiveram como sujeitos a turma B da 10ª classe docurso de Matemática-Física da EFP, no município do Soyo.Constatou-se que a maioria dos alunos reconhece o triângulocomo aquele que possui um ângulo recto, conseguem identificar os catetos e ahipotenusa, associar os catetos, oposto e adjacente a um ângulo dado assim comojustificar o porque os catetos não podem ser maiores que a hipotenusa. Estasituação favoreceu o desenvolvimento por parte deles das actividadessignificativas propostas em esta pesquisa. Palavras-chave: RAZ?ES TRIGONOM?TRICAS; TRI?NGULO RET?NGULO.

Quero publicar um livro Ver mais livros