Vozes e Silêncio: a Poética do (Des)encontro na Literatura para Jovens


A literatura portuguesa contemporânea de potencial recepção juvenil tematiza multifuncionalmente as questões relacionadas com a comunicação interpessoal e intergeracional a vários níveis: por um lado, demonstrando que nem sempre o diálogo entre gerações é possível e/ou significativo, gerando situações de incomunicabilidade por vezes irreparáveis; por outro,sublinhando que a inoperância da palavra provoca nos sujeitos adolescentes naturais movimentos de retracção e silenciamento, responsáveis em parte pelo percurso de deambulação no interior de si mesmos em busca da sua identidade e de uma maior consciencialização do seu existir.

 

As vozes plurais de um sujeito adolescente arquetípico, frequentemente configurado como um eu exemplar, atravessam os universos textuais dando conta das suas inquietações de ordem existencial, psico-emotiva e relacional,instituindo-se o recurso primeira pessoa como estratégia discursiva e enunciativa preferencial. Nos seus discursos introspectivos, as personagens narrativizam a problemática da constituição do sujeito como ser oscilante e dramático, plasmando na superfície textual os meandros da sua interioridade.

 

 

Mas se o diálogo com os outros se impõe frequentes vezes como improdutivo, também é certo que a literatura para jovens não apresenta apenas uma visão disfórica relativamente comunicação interpessoal. Na verdade,avultam nas narrativas literárias dos anos oitenta e noventa do século XX situações em que a comunhão empática se operacionaliza, pela palavra e pelo silêncio que a emoldura ou que a substitui, em contextos pessoais marcados pela presença física dos sujeitos e naqueles em que a ausência do outro potencia o surgimento de uma comunicação distância mediada pela escrita, que assume desta forma uma função comunicativa preferencial.

EUR 31,20
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Teresa Mendes
  • Estado: À venda na Bubok e nas livrarias
  • Nº de páginas: 312
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • eBooks vendidos: 4
  • Última atualização: 30/09/2023
  • ISBN eBook em PDF: 978-84-686-6230-5
    ISBN Acabamento em capa mole: 978-84-686-6227-5
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.