A Sala do Tempo Parado


Confesso que, ao pensar em escrever este livro, refleti muito em tornar realidade tal projeto. Isto porque considerava o melindre da matéria que pretendia abordar. Prevaleceu, no entanto, o forte desejo de poder modestamente contribuir com mais um subsídio no esclarecimento de quem sofre, sofreu ou venha a sofrer de doença oncológica.

É natural que tendo em conta a perigosidade de tais patologias a ela inerentes e os receios que proporcionam, geram, instintivamente, mecanismos de defesa por detrás de silêncios e ocultações de certa forma generalizada na sociedade portuguesa.

Sabemos como os média, de uma maneira geral, lidam com esta problemática Até há bastante pouco tempo, era comum ouvir nos noticiários que fulano ou fulana tal tinha morrido de doença prolongada!

Podemos aqui ter bem a noção da dificuldade na abordagem de tal problema e como estava bem radicado na sociedade portuguesa, ainda, povoada dos resquícios atávicos de uma impreparação cultural a todos os níveis.

Hoje, felizmente, com o avanço da ciência, da tecnologia e da divulgação através dos meios de comunicação, deu-se inicio a uma outra postura e consequente informação com outra abordagem a tal doença, tentando desmistifica-la tanto quanto possível enquadrando-a cada vez mais na lista das que são possíveis a elas sobreviver.

É por isso que, com a propriedade que me é conferida de quem passou por tais vicissitudes, deixar aqui o manifesto das suas experiências vividas, tentando, como já afirmei, contribuir para alicerçar a esperança no combate a tal complicada eventualidade.

Foi esse o sentimento que me moveu quando dei lugar a esta iniciativa Um testemunho vivo de todo um processo de doença oncológica.  Que ela seja, pois, um contributo para se chegar a abraçar a esperança e o acreditar, sobretudo, na ciência bem como em todos aqueles que lhe dão expressão no nobre exercício das suas funções.

O Autor

EUR 10,22
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Helder Gonçalves
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 210
  • Tamanho: 150x210
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Downloads: 6
  • Última atualização: 21/09/2023
  • ISBN Acabamento em capa mole: 978-989-20-6768-1
2 Comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
4 de Julho de 2016 por docarmo
A Sala do Tempo Parado é uma obra literária cujo tema principal está relacionado com os doentes do foro oncológico.
Francisca, Rodrigo e Raul são os protagonistas principais que lhe dão vida e que se divide em três fases distintas – A vida privada de cada um deles antes de lhes ter sido detetado um carcinoma, as suas visitas à sala de espera do hospital de oncologia (Sala do Tempo Parado) onde vão aguardando a sua vez para o tratamento de radioterapia e, os seus percursos de vida posteriores aos tratamentos, os quais, face à grande amizade que, entretanto, alguns, vão estabelecendo entre eles, manter-se-ão interligados nos episódios que se seguem, aliás repletos de acontecimentos.
Trata-se de um romance bem estruturado que, quer pelo tema versado quer pela mensagem de esperança no seu conteúdo, prende o leitor do princípio ao fim.
Parabéns, portanto, ao Autor por esta obra literária.
Henrique Padinha
Bancário
Almada
4 de Julho de 2016 por docarmo

Sobre esta obra, achei a narração muito bem sistematizada e ordenada sequencialmente, de maneira perfeitamente consequente. Gostei da qualidade literária no que respeita à parte descritiva, com as situações e os ambientes bem observados e caracterizados. No que se refere à parte psicológica, gostei da descrição e avaliação dos comportamentos das personagens, da expressão dos seus pensamentos – como por exemplo, na fala de Rodrigo numa interpretação muito arguta do romance do escritor José Saramago – “Ensaio sobre a Cegueira” - e das oportunas considerações do (autor) a propósito de certas situações ou circunstâncias ocorridas ao longo da “história.”
De certa maneira - em meu entender - esta obra contém no fundo, algo autobiográfico numa abordagem de forma ficcionada, engenhosamente repartida por duas personagens – O Rodrigo, ao longo de toda a narrativa e, de maneira mais verdadeira, o Fernando Gonçalves, na parte final.
No que respeita aos termos linguísticos em que o texto está escrito, gostei duma certa riqueza e mesmo eloquência verbal, por vezes de forma inspirada, com certo toque de cariz poético.
Parabéns ao Autor!
Rui Alegrim Engº Eletrotécnico - Lisboa
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.