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PLANO DE CONSERVAÇÃO DO ESTUÁRIO DO RIO MUNDAÚ PARA ESPÉCIES MARINHAS AMEAÇADAS

Impostos e envio não incluídos
  • Autor: CÉLIO ALVES RIBEIRO
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 62
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Cor
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
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A proposta desse livro é apresentar ao leitor as atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa “Plano de Conservação do Estuário do Rio Mundaú para Espécies Marinhas Ameaçadas, em colaboração com a Escola Pe. Rodolfo Ferreira da Cunha (Canaan), Escola José Firmino da Cunha (Canaan), Associação de Rádio Comunitária de Canaan, além de parceiros locais e amigos do Brasil e exterior. As atividades foram desenvolvidas na Área de Preservação Ambiental do Rio Mundaú, nos ecossistemas costeiros, nas poças nos arrecifes de arenito e junto as comunidades de Canaan, Flecheiras, Mundaú, todas no município de Trairi - CE, ao longo do ano de 2016, a fim de produzir um plano de proteção concomitante com o processo de formação intelectual dos estudantes e participação das comunidades da região da Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú.

O projeto teve apoio financeiro da instituição inglesa Rufford Fundation com sede em Londres - Inglaterra. As atividades acompanhavam a metodologia do projeto com coletas de informações quantitativas e qualitativas junto aos ambientes bióticos, abióticos e quanto aos aspectos etnográficos relacionados as espécies alvos, com foco em três espécies da ictiofauna local; o cavalo marinho (Hippocampus reidi), a cioba (Lutjanus alexandrei) e o dentão (Lutjanus jocu). Espécies listadas na categoria de “Espécies Vulneráveis” na Red List da IUCN (Intenational Union for Conservation of Nature) 2016.

A fundamentação pedagógica deste trabalho teve como plataforma os ideais da Educomunicação cujas ações estão sedimentadas em propostas pedagógicas progressistas e libertárias de Paulo Freire, Miguel Arroyo e Celestin Freinet, além de autores da filosofia como Deleuze e Guatarri.

A linguagem foi uma preocupação nesse trabalho, pois a expectativa é atender aos pesquisadores e profissionais da educação básica que possam ter nesta modelagem uma proposta pedagógica em suas aulas, seja no ensino fundamental ou médio, podendo atender as áreas de ciências da natureza, linguagens e códigos e ciências humanas. As ilustrações de cada prática representam as construções coletivas dos educandos e educadores em seu pleno constructo de autorias e empoderamentos.

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