Procurar na Bubok

O Processo de caracterização das personagens femininas em Vindima de Miguel Torga

  • Autor: Liliana Isabel Bento Vieira Conde
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 170
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Mate
  • ISBN eBook em PDF: 978-84-685-1742-1
    ISBN Acabamento em capa mole: 978-84-685-1741-4
  • Livros vendidos: 1
Ver ficha técnica completa

Esta tese de mestrado é, em primeiro lugar, uma resposta à ausência de estudos dedicados às figurações femininas, em Miguel Torga, nomeadamente em relação a Vindima. Ao examinar os processos de caracterização nesta obra, pretendemos evidenciar o percurso construtivo das personagens femininas. Qual a posição do Autor perante estas personagens? Detém ele uma visão predominantemente masculina e falocêntrica ou confere centralidade às personagens femininas? São estas tipicamente neo-realistas ou individualizantes? Estará a psicanálise aplicada à caracterização das personagens femininas de Vindima? Se sim, de que forma? Haverá processos caracterizadores distintos em função da pertença a uma classe social? Esta tese propõe-se responder a questões como estas. Assim, centrando-nos em aspectos psicológicos, sociais, narratológicos, linguísticos, ideológicos e retóricos, evidenciaremos a forma como o Autor caracterizou as múltiplas e heterogéneas personagens femininas do romance, tentando estabelecer as estratégias dominantes nessa caracterização e descortinar as razões subjacentes às opções tomadas pelo Romancista.

 

...[ler mais]
2 Comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
24 de Novembro de 2017 por LilianaVConde
Nesta tese, optei pela palavra “Autor” em detrimento de “Narrador”, pois Em Vindima, a voz e a presença de Miguel torga são tão intensas que seria impossível atribui-la a um narrador anónimo. Como relembro no ponto quatro da Introdução, intitulado “Autor”:

«A maior desgraça que pode acontecer a um artista é começar pela literatura, em vez de começar pela vida.”
Miguel Torga, Diário IV

Pode encontrar o índice aqui: http://lilianavieira1.wixsite.com/sebentaportugues12/outros-colaboradores
24 de Novembro de 2017 por LilianaVConde
Uma das dez melhores teses, seleccionadas a nível nacional, para o colóquio «Primeiras Teses», 2010, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A tese foi apresentada e defendida à Universidade da Beira Interior, Unidade Científico-Pedagógica de Artes e letras - Departamento de Letras -2006, com a classificação máxima.
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.