“No Estado Novo, das famílias e das empresas do regime, os pobres, deserdados e iletrados da metrópole e das colónias foram todos gaibéus, comandados por maiorais civis e militares beneficiários da Ditadura e comprometidos com a mesma emposta da miséria, do analfabetismo, da repressão, da tortura, da guerra e do colonialismo. Felizmente, houve capitães, e com eles houve 25 de Abril."
Pastéis de Guerra é um romance incandescente que nasce num ambiente militar, em Bafatá, na Guiné, que envolve um trio de personagens arrebatadoras, símbolo de uma sociedade em fim de regime: Ana Isabel, bela, sedutora, recém-empregada; Paulo Inácio, soldado, marginal, truculento, misógino; Miguel Martins, alferes, licenciado, intelectual, inexperiente.
A trama desenrola-se nos lugares e espaços que caracterizam o ruralismo e o urbanismo decadentes do Império, que durante quase 500 anos orientou a vida e a política nacionais: Bafatá, Lisboa, Bragança e Bissau. Os protagonistas representam os estratos sociais abandonados pelo Estado Novo, em favor das famílias e corporações que o defendiam e dele beneficiavam: pobres com empregos miseráveis que se acoitavam nos subúrbios clandestinos e desumanizados das cidades; marginais quase iletrados, nascidos em cafuas inabitáveis suburbanas que abandonavam para fugir à miséria familiar, dormir nos jardins e sobreviver da criminalidade; rurais que rejeitavam as jeiras improficientes do interior e escapavam para as cidades, onde sobreviviam de empregos de fome e ansiavam por educação, universidade e salários que protegessem o mês inteiro.
A trama incontrolável explode no último ano da Ditadura, na Guiné em guerra, e tem o epílogo, simbolicamente, no dia 24 de abril de 1974, entre danças autóctones, batuque e fanado, e no dia seguinte, 25 de Abril, entre manifestações de soldados portugueses e população guineense juntos a exigir a independência da Guiné, que foi também de Portugal e das restantes colónias.
A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!
A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.