Economia e Comércio Internacional. Operações Aduaneiras, Transportes e Pagamentos
Com índice, e atualizado na parte legislativa ao Código Aduaneiro da União (CAU), bem como à sua regulamentação complementar delegada, de execução e transitória (RD CAU, RE CAU, RD MT CAU), Economia e Comércio Internacional como sistema de produção e troca de mercado ou modelo económico multilateral, com destaque ao assunto da Origem Aduaneira das Mercadorias ou das relações económico-aduaneiras internacionais, relações diplomáticas, marketing público internacional, negociação ou do princípio da divisão internacional da produção e sistemas preferenciais pautais, bem como ao do Território Aduaneiro ou uniões aduaneiras e integração, Valor Aduaneiro das Mercadorias e das questões Pautais e dos seus efeitos em termos orçamentais (receita pública aduaneira), geoestratégicos e ao desenvolvimento económico.
Nessa base, antes de indicadores de globalização ou agregados, o desenvolvimento económico nacional e global pela troca internacional de mercadorias, serviços e investimento estrangeiro.
A par da teoria e políticas, política económico-aduaneira e modelo de gestão, encontra-se desenvolvido no Livro os termos de entrega de mercadorias (incoterms®) e dos meios de minimização de riscos no comércio internacional, meios de pagamento e financiamento internacional, como conta com exemplos práticos pautais, do valor aduaneiro ou regimes aduaneiro-declarativos de desalfandegamento de importação de mercadorias e contagem dos direitos aduaneiros, exportação e trânsito ou transporte, e do comércio internacional.
. Por erro de simpatia, a onde se lê “Bismark”, deve-se ler “Bismarck”, como em vez de “Dawnson” deve ser lido “Dawson”.
. Por erro de edição-impressão, a equação do indicador normalizado de Balassa, em p. 237, Nota 222, tem a forma: Zi = (Xi - Mi)/(Xi Mi).