Procurar na Bubok

Agricultura familiar e as estratégias de manejo dos antigos castanhais no Pará

EUR 10,61
Quantidade
+
Por razões de fechamento total de casas de impressão, não podemos produzir livros impressos
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra
Pagamento disponível com Amazon Pay, cartão e transferência
Também pode:
Compre em Espanha
detalhes do produto:
  • Autor: Raimunda Maria Santos da Silva
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 109
  • Tamanho: 150x210
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • ISBN eBook em PDF: 9798603403359

A ocupação da Amazônia no sudeste paraense teve seu ápice na década de 1970, com a abertura da Rodovia Transamazônica e o Projeto Grande Carajás, desencadeando um processo migratório induzido pelo governo como política de desenvolvimento para Amazônia. Isso não levou em conta todas as particularidades dos principais atores do meio: o HOMEM migrante e o HOMEM morador. Esta ocupação foi movida por vários ciclos econômicos, tendo como um dos mais importantes o ciclo da castanha. Os antigos castanhais extrativistas foram aos poucos sendo substituídos por uma exploração ilimitada e inconsequente.

O Sudeste do Pará é uma fronteira agrícola complexa, porque o extrativismo predatório é predominante e com várias frentes de exploração. Formando uma teia e dinâmica onde tudo acontece ao mesmo tempo de forma rápida, com alta volatilidade. E, ainda, sendo palco de disputa de projetos políticos distintos: o agronegócio e a agricultura familiar, duas forças que se repelem e se enfrentam constantemente na disputa de espaço –TERRA. Espaço também ocupado por indígenas, posseiros, madeireiros, mineradora, fazendeiros e especuladores.

Esta obra tem o intuito de analisar agricultura familiar nesta região, descrevendo as estratégias produtivas dos agricultores familiares do Projeto de Assentamento Castanhal Araras. Apresenta uma breve história sobre a ocupação sobre a Amazônia, a exploração degradante dos antigos castanhais. e as atuais estratégias de manejo da agricultura familiar.

...[ler mais]
     
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.

ABRA UM CHAT INSTANTÂNEO SE PRECISA DE AJUDA


AVISO: A LOJA ONLINE ESTÁ A FUNCIONAR NORMALMENTE. ENVIAREMOS ENCOMENDAS COM OS PRAZOS REGULARES, AINDA QUE SEJA POSSÍVEL QUE EM ALGUM CASO, PODEM OCORRER PEQUENOS ATRASOS DEVIDO A PROBLEMAS QUE O TRANSPORTE PODE TER. SOLICITAMOS PACIÊNCIA E DESCULPE O INCOMODO. Fechar x

Quer informação sobre como publicar a sua obra? Indique-nos o seu telefone e ligamos-lhe sem qualquer compromisso.

Inserir o nome

Inserir o telefone

Inserir o E-mail

Inserir um e-mail válido.

Escolha o estado do manuscrito.

Obrigado por contactar com a Bubok, a sua mensagem foi enviada com sucesso. Um responsável do nosso departamento de apoio ao cliente entrará em contacto consigo com a maior brevidade possível.
Enviar