Manu Scriptum XX - Livro 2


veiu-me a dizer e disse que ia para ch Chaves e dis que em todos os quarteis que dão fome

 

peçote que pesas aos que mandam em ti que te pacem um papel para cá poderes trabalhar se não não podes trabalhar

 

Não me digas que com 24 meses ainda vais para fora

 

tem o corpo cheio de cobrão olha agora sou eu sózinha a ganhar tu não desanimes

 

o dinheiro esta-se acabar até me está a doer a barriga não sei como há-de ser depois vê lá se popas esse dinheiro que já não deves ter mais

 

o outro de cá do concelho que tu mandas-te fugiu peso-te para não fazeres o mesmo que tenhas sempre juizinho

 

disses que o outro ainda anda por aqui pois tu não fazas o mesmo que é um desgosto para mim

 

oblá o quartel está de prevenção então são muitos pretos que aí estão bateram a algum soldado dos nossos

 

o nosso governo só dá fome

 

[http://manuscriptumxx.blogspot.com/]

 

A escrita é a fonte de todo o progresso humano intimamente ligada memória e intrinsecamente cultura, assim estes manuscritos na sua verdade gráfica contam muito mais que a soma das suas palavras. Para lá dos registos orais e das fugazes partilhas que se vão perdendo a par com os protagonistas deste momento da história nacional, permanece o discurso escrito, mesmo que resultado de uma condição social mais debilitada por um sistema político que primava pela analfabetização cultural. Estes extractos de correspondência constituem um testemunho empírico, uma visão íntima de um país subjugado pela guerra, cujas vítimas excedem os mortos e os militares, menos evidentes mas imprescindíveis a uma contextualização histórica são também as famílias e o seu confronto com as inevitáveis alterações de costumes e percursos.

()

Como lida uma mãe com esta realidade: a partida de um filho para o cumprimento de um serviço militar com fortes possibilidade de ser mobilizado para combate Que transmite quando nem escrever sabia e, no entanto, tantas cartas lhe remeteu

()

Este conjunto de cartas constitui um testemunho, tão feminino quão masculino, de uma fracção dessa realidade, num desenrolar crescente de constatações acerca das condições da recruta, das carências económicas inerentes s famílias que ficaram desprovidas de uma fonte de rendimento, até ignorância da população acerca das realidades da Guerra no Ultramar.

 

...[ler mais]
Grátis
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Download

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Manuscriptum.xx
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 276
  • Downloads: 584
  • Última atualização: 28/09/2023
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.