APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DA «HISTÓRIA DA FILOSOFIA EM PORTUGAL»


SINOPSE
(Advertência)

A presente obra é constituída por APONTAMENTOS que por nós foram tomados, em Coimbra, (UC) no decorrer do ano lectivo de 1949/1950, nas aulas da disciplina de «HISTÃRIA DA FILOSOFIA EM PORTUGAL», da qual era mestre o saudoso Professor Doutor Joaquim de Carvalho, falecido em 1958. Foram organizados segundo os sumários das poucas aulas que nos pôde dar, apoiando-nos na bibliografia neles indicada, e noutra que pudemos obter, toda ela existente na Biblioteca da Universidade.
Ficaram, naquela altura, um tanto ou quanto desconexos e, à medida que iam sendo escritos, (sem a ordenação que agora lhe demos), foram colocados à disposição dos colegas que os quiseram ler.
Na sua elaboração, tivemos o privilégio de recorrer ao auxílio do Professor Doutor Joaquim de Carvalho, que sempre nos ajudou, com uma disposição amiga e paciente, a resolver algumas dificuldades que nos iam surgindo, sendo assim, as suas dissertações e opiniões, o principal apoio deste trabalho.
Não se trata, portanto, duma obra sistemática da História da Filosofia em Portugal, nem sequer dum resumo da mesma, mas apenas de alguns apontamentos sobre o Pensamento Filosófico em Portugal, nas épocas a que respeitam, e que ficam à disposição de quem e aquém possam interessar.
Dispusemo-los em doze capítulos (I a XII), e demos a cada um deles o título duma síntese possível do respectivo conteúdo.
Determinado o seu objecto, procurámos ir (tanto quanto possível) desde as origens até onde o «tempo» nos permitiu, dando especial relevo aos primeiros representantes do pensamento filosófico português da Idade Média, que não vai, inicialmente, além do primeiro quartel do século XIII. Em seguida apresentámos os principais pensadores do Renascimento e da Idade Moderna, e por último, referimos «apenas» os nomes de alguns filósofos que surgiram após a implantação da República e algumas das suas obras. Finalizámos com um estudo mais detalhado das principais obras dos nossos pensadores da Idade Média.

(Os apontamentos que aqui deixo escritos, sem dúvida produto de algum trabalho, não são mais do que o estudo das Primeiras Actividades do «Pensamento Filosófico Português», até meados do século XX. E, se mais além não fomos, foi porque, na altura, (1950) não tivemos tempo para mais, nem pudemos continuar a ter o acompanhamento do Mestre, o Professor Doutor Joaquim de Carvalho. E também só agora, porque aposentado, dispus de tempo para os ordenar em forma de livro. Coimbra, 1950 Teixoso 1980.).

EUR 7,11
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Higino do Vale Carvalheira
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 52
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Downloads: 567
  • Última atualização: 30/09/2023
1 comentário sobre este livro Registe-se para comentar este livro
13 de Julho de 2010 por brulera
Gostei do conteúdo. Dentro dos parâmetros que se propôs realizar, obviamente que dou 5 estrelas.Não existe muita gente preocupada com este assunto em Portugal. E interessante ainda foi verificar que ontem como hoje, para se poder fazer alguma coisa
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.