MEMÓRIAS PEREGRINAS DE UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO
Higino do Vale Carvalheira

RESUMO
Este trabalho resultou de notas tomadas nas aulas da Cadeira de Historia da Filosofia Modera do curso de Ciências Históricas e Filosóficas da UC, com o auxÃlio de alguma bibliografia, da qual se indica apenas a principal.
Foi apresentado aos alunos do último ano do curso de 1950. Os principais livros de que nos servimos, como auxÃlio bibliográfico, encontram-se na Biblioteca da Universidade de Coimbra, traduzidos em diversas lÃnguas além da portuguesa, principalmente a espanhola e a francesa, e são:JOSEPH MARECHAL - «Précis dHistoire de La Philosophie Moderne».AUGUSTO MESSER - «La Filosofia Moderna»E. VON ASTER - «Historia de La Filosofia»H. HOFFDING - «Histoire de La Philosophie Moderne»V. COUSIN - «Histoire de La Philosophie»J. BURCKHARDT -«La Civilisation en Italie au de La Renaissance»JOAQUIM DE Carvalho -«Galileu e a Cultura Portuguesa sua Contemporânea»GARCIA MORENTE e ZARAGUETA BENGOECHEA -«Fundamentos de Filosofia»J. CHEVALIER -«Descartes»LEON OLLà LAPRUNE -«La Philosophie de Malebranche»MAURICE BLONDEL -«Lanticartesianisme de Malebranche»VICTOR DELBOS -«Ãtudes sur la Philosophie de Malebranche»VICTOR DELBOS -«O problema moral na filosofia de Espinosa».VICTOR DELBOS - «O espinosismo»VICTOR BROCHARD -«Estude de philosophie ancienne et de philosophie moderne»No decorrer do Texto serão indicadas referências pontuais.De começo, descrevo, tal como se encontram apresentadas, as grandes divisões a que a cultura filosófica foi sujeita no tempo e no espaço, quando e onde, e lembro os principais precursores do EspÃrito Moderno. Faço depois algumas considerações a respeito das caracterÃsticas que separam o pensar antigo, (com destaque para o medieval), do pensar moderno. Refiro-me, seguidamente, ao começo do Pensamento Moderno e aos principais recrutas de altar, apontando aquele que quase todos os historiadores indicam como verdadeiro iniciador da Filosofia Moderna.Faço uma referência Ãs caracterÃsticas gerais da Renascença, sob o ponto de vista histórico-filosófico. Estabeleço as linhas fundamentais sobre o renascimento do Platonismo e o seu significado histórico-filosófico. Falo das correntes e renovação do aristotelismo, do estoicismo e do cepticismo, das linhas gerais e relevantes do movimento cientÃfico do séc. XVI, de Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Kepler e Galileu.Refiro-me à filosofia bruniana e sua bibliografia; à filosofia sanchesiana; à filosofia, biografia e bibliografia de Descartes; ao ocasionalismo de A. Geulincx; à filosofia de Malebranche; à obra de Pascal; â biografia, bibliografia e filosofia de Espinosa, e, finalmente uma referência Ãs «Idades do EspÃrito».A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!
A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.