Moral e Ética


Este livro foi escrito no ano lectivo de 1948/49 e teve por base, principalmente, as notas tomadas nas aulas da disciplina de Moral, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi organizado segundo os sumários e a bibliografia indicada, existente nas Bibliotecas da UC, traduzida em diversas línguas, sobretudo o espanhol, o francês, o inglês e o português, e vai referida no seu contexto.

Parece-nos que por Moral se deve entender um conjunto de normas universalmente aceites, iguais para todos, independentemente da raça, da classe, da política e da religião. Teoricamente, assim é, porque ninguém desconhece, na sua consciência, o que é Bem e o que é Mal. Todavia, na Prática, tal não acontece, dado que a Moral não consegue esquivar-se a características especiais, em parte sociológicas e sobretudo religiosas.

Ao pretendermos obter uma definição para Moral, tomada como uma ciência filosófica, que é, encontramo-nos perante a mesma dificuldade, comum a todas as definições, especialmente as de carácter filosófico: existem quase tantas definições como definidores, porque, cada um exprime sempre o seu conceito de moral, com uma pontinha de subjectivismo.

As Enciclopédias, verdadeiras aglutinações do conhecimento, quase todas elas nos remetem para a etimologia, dizendo que, quer vindo do grego, Ethika, quer vindo do latim, Mores, ambas significam, em português, Moral ou Ética, sendo ambas tidas como «Ciências dos Costumes».

Em virtude de surgirem estes dois termos, Moral e Ética, muitos filósofos encontram razão para distinguirem a Moral da Ética, e então, fazem uma distinção muito sucinta: uns, dizem que a Moral antecede a Ética; e outros, curiosamente, que é a Ética que antecede a Moral. Ora, dizer apenas isto, é dizer nada. Contudo, alguns vêm dizer, mais ou menos, e resumindo, que a Moral é um conjunto de normas teóricas que se impõem, universalmente à conduta humana e que a Ética é a sua social aplicação prática; depois tentam dar uma explicação que é um tanto confusa, o que leva outros a dizer, simplesmente, que as distinções entre Moral e Ética geram confusão. Um professor dizia que a Humanidade não lucrava nada com tal distinção, e que, estando tão próximas uma da outra, como estão, o melhor é dizer que são sinónimos. Dadas estas considerações, passaremos a usar, indiferentemente, qualquer dos termos. Mas o que vamos é orientar este trabalho duma maneira muito «sui generis», tendo em vista as relações específicas entre a Moral e o único ser que lhe está sujeito, o Homem, pondo de lado muitos dos pontos de vista (algumas dezenas) sob os quais a Moral é encarada.

...[ler mais]
EUR 6,06
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Higino do Vale
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 30
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Downloads: 682
  • Última atualização: 27/08/2023
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.