Procurar na Bubok

DIRETRIZES PARA MITIGAR AS BARREIRAS À IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES.

Impostos e envio não incluídos
  • Autor: ROSANA ROSA SILVEIRA.
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 170
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Cor
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Downloads: 211
Ver ficha técnica completa

SILVEIRA, Rosana Rosa. Diretrizes para mitigar as barreiras à implementação da gestão do conhecimento em organizações. 2011. 170f. Tese (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

 

 

Esta tese teve como objetivo geral traçar diretrizes para mitigar as barreiras que dificultam a implementação da gestão do conhecimento em organizações.  Visando atingir tal desígnio, inicialmente, foram averiguados na literatura temas relacionados à gestão do conhecimento e às suas barreiras. Para tanto, a fim de proporcionar uma consistência teórica-empírica na investigação, efetuou-se uma revisão sistemática para elucidar um número considerável de possíveis barreiras que possam estar originando obstáculos à gestão do conhecimento, mais especificamente ao compartilhamento do conhecimento. O intuito foi oferecer um ponto de partida mais compreensivo acerca do assunto. Em seguida, realizou-se uma pesquisa acadêmica e aplicada na empresa Itaipu Binacional, objeto de estudo. O método de investigação que caracterizou a pesquisa foi o estudo de caso e se optou por um estudo exploratório e descritivo. A amostra, não probabilística e intencional, constitui-se de cinco gerentes que ocupam o nível tático da empresa e estão administrando de modo estratégico o assunto na Instituição. Importante frisar que os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias, por intermédio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas, contendo afirmativas aos sujeitos selecionados, bem como entrevistas estruturadas. A fonte secundária consubstanciou-se de dados e informações conseguidas mediante artigos e documentos da Itaipu Binacional. A análise dos dados foi efetuada de maneira descritivo-interpretativa, cujos procedimentos metodológicos adotados foram qualitativos e quantitativos. Para o tratamento dos dados coletados utilizou-se da análise de conteúdo e análise documental. Basicamente, os resultados do presente estudo revelaram que na empresa existem algumas barreiras à gestão do conhecimento, tais como: barreira quanto ao impacto da estrutura organizacional, barreiras relacionadas às iniciativas de gestão do conhecimento, entre outras. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se dizer que cada ambiente organizacional tem suas barreiras peculiares à gestão do conhecimento.

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

La librería Bubok cuenta con más de 70.000 títulos publicados. ¿Todavía no encuentras el tuyo? Aquí te presentamos algunas lecturas recomendadas basándonos en las valoraciones de lectores que compraron este mismo libro.
¿No es lo que buscabas? Descubre toda nuestra selección en la librería: ebooks, publicaciones en papel, de descarga gratuita, de temáticas especializadas... ¡Feliz lectura!

Bubok es una editorial que brinda a cualquier autor las herramientas y servicios necesarios para editar sus obras, publicarlas y venderlas en más de siete países, tanto en formato digital como en papel, con tiradas a partir de un solo ejemplar. Los acuerdos de Bubok permiten vender este catálogo en cientos de plataformas digitales y librerías físicas.
Si quieres descubrir las posibilidades de edición y publicación para tu libro, ponte en contacto con nosotros a través de este formulario y comenzaremos a dar forma a tu proyecto.