Procurar na Bubok

Fábrica de Loucos

  • Autor: Evaristo V. Fernandes
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 192
  • Tamanho: 170x235
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
Ver ficha técnica completa

            “É um livro de profunda e vasta análise psicanalítica e sociopsicológica que situa a “loucura” como efeito das contradições do espírito do Homem, vivendo entre Razão e Emoção, Consciente e Inconsciente, Corpo e Mente. Encontra suas causas nos inautênticos existires humanos, nas compressões neurocerebrais, nas asfixias afectivo-emocionais, nos condicionamentos cognitivos e nos adestramentos sócio-educativos, factores geradores de inautenticidades, de perturbações mentais e de alienações psico-corporais. Analisa as causas de fuga à Realidade, ao Bem-Estar, ao Prazer e à Auto-Realização. Condena as desequilibradas sociedades do economicismo e do consumismo, produtoras de vazios afectivo-emocionais e organizadoras de “cérebros” que circuitam no vazio do psico-corporal, do emocional e do afectivo sem desenvolverem estímulos do interior do indivíduo e sem absorverem motivações do exterior.

            É análise de uma sociedade cujo pós-industrialismo e seus macrosistemas educacionais esvaziaram o Humano de valores psico-afectivos, emocionais, éticos e morais e forneceram-Lhe angústias e depressões, incertezas e inseguranças, receios, medos e pânicos. É uma sociedade cujos artificiais condicionalismos, fragilizam os interiores dos seres humanos, deterioram seus mapas das realidades exteriores e alteram seus filtros de intercomunicações: interior-exterior, factores que não autorizam flexibilidade nem adaptabilidade, atitudes expansivas nem comportamentos inovadores, e, predisponham o existir humano a vivenciar “pandemoníacos círculos” à margem do bem-estar, da harmonia e da realidade, fazendo com que a actividade psíquica do indivíduo viva da irrealidade, se alimente do desprazer e se desenvolva na alienação.

            Servindo-se de sua longa e vasta experiência de psicoterapeuta, o autor analisa as causas das perturbações mentais e dos desequilíbrios comportamentais, das anomalias sociais e dos desvios individuais, dos suicídios pessoais e das revoltas grupais.”

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro