Procurar na Bubok

APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DAS TEORIAS DO CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DO UNIVERSO

  • Autor: Higino do Vale Carvalheira
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 169
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Downloads: 179
Ver ficha técnica completa

Se tiver ideias formadas a respeito do Conhecimento e Entendimento do Universo, quer científicas quer filosóficas, (explicativas ou especulativas) peço-lhe que ponha de parte, tanto quanto possível, os seus preconceitos, que preste a atenção que o assunto lhe merecer, que medite nas opiniões que lhe são propostas, que recolha as informações que puder, e que, obtendo o necessário para poder avaliar, mesmo que sinteticamente, o que está escrito, conclua, conscientemente, como entender.

Comecei a escrever estes «APONTAMENTOS» em Coimbra, no ano lectivo de 1946/7, socorrendo-me de notas tomados nas aulas das disciplinas do Curso de «Ciências Históricas e Filosóficas», da bibliografia que pelos Professores me foi indicada, e de muita outra que tive de consultar. No Entanto, sem subestimar a bibliografia que consultei então e agora, (quase toda existente nas Bibliotecas da Universidade de Coimbra), que vai explícita, o seu principal fundamento foram as prelecções dos Mestres, bastante diversificadas e até algumas opostas entre si, mas que não influenciaram na liberdade da minha escolha. Acabei a sua primeira escrita em 1949/50, data em que terminei a licenciatura no referido Curso. Foram, na altura, de 1946 a 1950, e à medida que iam sendo escritos, vendidos em fascículos, (em número limitado a cinquenta exemplares), e ficaram esquecidos mais de trinta e seis anos, tempo durante o qual servi o Estado Português como funcionário público.

Aposentado, em 1983, com tempo mais ou menos disponível e consultando  mais  bibliografia reformulei-os, adicionei-lhes novas ideias e convicções, acabando, há pouco tempo, de escrevê-los tal como vão, postos em livro, e colocados, gratuitamente, à disposição de quem os queira ler. 

Dei-lhes o título de «APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DAS TEORIAS DO CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DO UNIVERSO».

Dividi este livro em vinte e um capítulos:

 Faço nele, um resumo do pensamento dos filósofos do «Milagre grego», dos pensadores que, após a conquista da Grécia levaram a cultura filosófica de Atenas ao Império Romano e dos pensadores do Renascimento, verdadeiros precursores e impulsionadores do Pensamento Filosófico dos Tempos Modernos.

Discordando da opinião de Michelet, faço uma alusão ao valor da «Idade Média».

Exponho as principais teorias sobre o aparecimento do UNIVERSO, como Macrocosmos.

Relato as «Idades da Terra».

Apresento as diferentes raças humanas, sob o ponto de vista anatómico e os vestígios dos supostos homens primitivos.

Estabeleço relações entre a criação e o Criador.

Narro os acontecimentos da Pré-História segundo suas «Idades».

Ponho o mistério da criação do HOMEM e da criação do MUNDO.

 Falo da revelação feita a Moisés, do Antigo Testamento, de Deus, como Ser Necessário, e de Jesus Cristo, como Filho Unigénito de Deus e Filho do Homem.

 Considero a Bíblia como História da Humanidade.

Faço alusão ao mistério do Tempo antes e depois da Criação, e aos mitos.

 Verso sobre o Conhecimento e os seus Problemas: a Possibilidade, a Essência, a Origem, a Explicação, as Formas e Espécies, o Valor e Limites e apresento as diferentes correntes doutrinárias.

Coloco lado a lado duas filosofias, a da Ciência e a da Crença, ambas necessárias para se obter o Conhecimento e Entendimento do Universo.

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro