Procurar na Bubok

Perit Ut Vivat - Reflexões para o Grau de Aprendiz do Regime Escocês Rectificado

Impostos e envio não incluídos
  • Autor: Luís Manuel Curralo da Fonseca
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 134
  • Tamanho: 150x210
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • ISBN Acabamento em capa mole: 978-989-20-2681-7
Ver ficha técnica completa

Estas folhas são para ti, que buscas nos símbolos e nas realidades por eles expressas, a transcendência íntima a que todos os obreiros do nosso Regime devem aspirar.

Nós Maçons cristãos, já por demasiadas vezes falhamos. Vezes e vezes sem fim. Por nossa causa, a excelência do rigor, presente nas antigas escolas iniciáticas, cuja finalidade visava despertar o iniciado para realidades constantes, cíclicas e imutáveis pereceu. Surgiu como substituição um facilitismo aparente no caminho da Iniciação.

Sabemos contudo que o rigor iniciático não se prende à inclemência ou à incomplacência. Que não abraça a incompetência nem a ignorância. O Rigor equilibra-se ordenadamente, num duplo gume de Justiça e Clemência cuja acção incita à exactidão, à precisão e portanto: à Verdade.

Podes medir este processo, à tua escala, em cada atitude ou decisão que tomas e em cada escolha que fazes. Quando dás um passo numa direcção, escolhes abdicar de todas as outras possibilidades em favor dessa que escolheste livremente, alicerçada nos decretos íntimos da tua consciência

Neste guia, iremos, passo a passo, explorar alguma simbologia do teu grau e também alguns conceitos fundamentais sobre os quais deverás meditar. Neste momento algumas noções ser-te-ão mais familiares que outras, contudo verás que o teu processo interior de revelação te trará nova luz aos temas abordados.

Fixa que nunca poderás ser castrado da tua liberdade, porque a mesma reside em ti. Na tua mente e no teu pensamento! E que por essa liberdade poderás desvendar todos os segredos da nossa Arte.

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro