Procurar na Bubok

REALIDADE E FICÇÃO CIENTÍFICA EM ADAPTAÇÃO DO FUNCIONÁRIO RUAM

  • Autor: GEORGE GLEYDSTON
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 178
  • Tamanho: 170x235
  • Miolo: Cor
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
Ver ficha técnica completa

O livro foi desenvolvido com o objetivo de investigar as relações entre realidade e ficção no gênero ficção científica. Tal proposta foi realizada com base na análise do romance Adaptação do funcionário Ruam, de Mauro Chaves. Para alcançar esse objetivo, partiu-se, inicialmente, do exame sobre o gênero ficção científica e de seus subgêneros, exame esse que revelou aspectos singulares a respeito dessa modalidade literária. Em seguida, buscou-se analisar, em especial, o subgênero ficção científica distópica, ao qual se alinha o romance de Chaves, e os procedimentos estéticos que o caracterizam. Como fundamentação teórica, optou-se, em especial, pelos estudos de Umberto Eco e Tzvetan Todorov sobre ficção e fantástico, além de autores que tratam da ficção científica, como Bráulio Tavares, André Carneiro, Muniz Sodré. Observou-se que Adaptação do funcionário Ruam é um exemplo clássico de ficção científica distópica, visto que se constitui como uma crítica contundente em relação à tecnocracia e aos governos totalitários. Ademais, na narrativa de Chaves, observa-se como o real se manifesta de forma verossímil a partir da materialização, no material ficcional, de um universo caracterizado pela ausência da discussão política nos meios de comunicação social e pela total alienação individual. Trata-se de uma obra que, embora apresente um mundo em um futuro distante, revela de forma ímpar a natureza da sociedade brasileira do final do século XX, em que se manifesta o clima de terror suscitado pelas violentas perseguições políticas, pelos perigos de uma catástrofe ecológica iminente e pelo excesso de burocracia.

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.