Procurar na Bubok

Anuário de Alfaiataria 2013

Disponível em:
Impostos não incluídos
  • Autor: Mariana Teixeira
  • Autor: Cidália Neves
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 54
  • ISBN eBook em PDF: 978-989-98442-0-9
Ver ficha técnica completa

No âmbito dos projetos de investigação do IPAM Lab Aveiro surgiu o  projeto denominado: “Alfaiataria: Um estilo de vida? Experiências e  serviço nas alfaiatarias portuguesas” enquadrado na área  científica  do  “Marketing de luxo”. 

O projeto, orientado para a compreensão e mapeamento das práticas  adotadas na alfaiataria portuguesa, decorreu de outubro de 2012 até  maio de 2013, com uma equipa de investigadores composta por quarto  elementos: Profª Cidália Neves (líder do projeto), Dr.ª Mariana Teixeira,  Prof. Gonçalo Caetano Alves e Profª Irina Saur-Amaral (investigadores  afetos ao projeto). 

As principais atividades do projeto envolveram uma revisão bibliográfica e desenvolvimento de um modelo de análise  que engloba as principais  dimensões do luxo (perspetiva do serviço e do consumo), seguidas por entrevistas com  alfaiates e clientes de alfaiates para melhorar este modelo e compreender melhor as particularidades da profissão. 

O projeto permitiu ir ao e encontro  de 18 alfaiates, localizados no Porto,  Aveiro e Lisboa, de várias gerações e níveis de preço e serviço mas que  trabalham para uma clientela com características muito peculiares e  semelhantes entre si. 

A realização do anuário da alfaiataria como forma de homenagear a profissão resume algumas das conclusões do projeto, mas sobretudo abre  portas para trabalhos futuros relacionados com a alfaiataria.  As próximas  páginas permitirão descobrir mais…

Em suma, foi uma experiência inesquecível para a equipa de projeto, que  mergulhou no mundo da alfaiataria, deixando-se cativar pela sua  distinção.

___________________________

Para adquirir a versão digital do Anuário, pode fazê-lo através da página da Bubok. Se preferir a versão em papel por 29,99 €, deverá solicitá-lo para um dos seguintes emails: andrevieira@ipam.pt ou irina.amaral@ipam.pt.

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro