O Gestor Lean


O Pensamento Lean

 

O termo Lean foi criado no final da década de 80 num projecto de pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) sobre a indústria automóvel mundial. A pesquisa revelou que a Toyota tinha desenvolvido um novo e superior paradigma de gestão nas principais dimensões dos negócios (fabricação, desenvolvimento de produtos e relacionamento com clientes e fornecedores).

 

Naquela altura, o fabricante japonês nem sequer estava entre os dez maiores do mundo. Em 2009, a Toyota o maior em volume de vendas, acumulando vitórias após vitórias ao longo destas décadas, mostrando as vantagens e benefícios do sistema que desenvolveu. Não se trata de um conceito exclusivo da Toyota, podendo ser aplicado por empresas de qualquer área de negócios e em qualquer localização geográfica. Deve ser visto como um sistema de gestão para toda a organização.

 

Lean é uma estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos. A filosofia de gestão Lean procura fornecer consistentemente valor para os clientes com os custos mais baixos (Propósito) através da identificação de melhoria dos fluxos de valor principais e de suporte (Processos) por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa (Pessoas). O foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas Lean.

Sobre o Autor

 

Fernando Romana, ocupa atualmente o cargo de Diretor do IPAM The Marketing  School Lisboa, onde acumula também as funções de docente na licenciatura e no mestrado em Gestão de Marketing, desde 2010. É licenciado em Organização e Gestão de Empresas e Recursos Humanos, possui uma pós-graduação em Auditoria e Gestão pelo INDEG/ISCTE e um Executive Corporate Finance pelo IE Madrid. Do seu leque de formações faz ainda parte um doutoramento em Gestão pelo ISCTE-IUL.

Aos 36 anos teve oportunidade de experimentar o seu primeiro cargo de liderança, como diretor do Centro de Serviços Partilhados da Delphi Portugal. Possui uma vida profissional consolidada nas áreas da gestão e da consultoria, com passagens por outras empresas como a General Motors e a ProCME. Ao longo do seu percurso profissional teve a oportunidade de somar experiências nacionais e internacionais que lhe serviram para sustentar o seu actual modelo de gestão, assente numa melhoria contínua e permanente. Ao serviço da Cablesa e da Delphi, exerceu funções em Angola, África do Sul, Tunísia e Alemanha. Na bagagem trouxe a convicção de que há diferentes formas de abordar questões como o rigor, a pontualidade, o compromisso e a responsabilidade. E é isto que coloca em prática na sua carreira desde então.

...[ler mais]
EUR 34,31
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Fernando Romana
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 373
  • Tamanho: 170x235
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • eBooks vendidos: 6
  • Livros vendidos: 8
  • Última atualização: 01/08/2023
  • ISBN eBook em PDF: 978-989-98442-6-1
    ISBN Acabamento em capa mole: 978-989-98442-5-4
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.