Procurar na Bubok

O Gestor Lean

Impostos e envio não incluídos
  • Autor: Fernando Romana
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 373
  • Tamanho: 170x235
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • ISBN eBook em PDF: 978-989-98442-6-1
    ISBN Acabamento em capa mole: 978-989-98442-5-4
  • eBooks vendidos: 6
  • Livros vendidos: 8
Ver ficha técnica completa
O Pensamento Lean O termo Lean foi criado no final da década de 80 num projecto de pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) sobre a indústria automóvel mundial. A pesquisa revelou que a Toyota tinha desenvolvido um novo e superior paradigma de gestão nas principais dimensões dos negócios (fabricação, desenvolvimento de produtos e relacionamento com clientes e fornecedores). Naquela altura, o fabricante japonês nem sequer estava entre os dez maiores do mundo. Em 2009, a Toyota o maior em volume de vendas, acumulando vitórias após vitórias ao longo destas décadas, mostrando as vantagens e benefícios do sistema que desenvolveu. Não se trata de um conceito exclusivo da Toyota, podendo ser aplicado por empresas de qualquer área de negócios e em qualquer localização geográfica. Deve ser visto como um sistema de gestão para toda a organização. Lean é uma estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos. A filosofia de gestão Lean procura fornecer consistentemente valor para os clientes com os custos mais baixos (Propósito) através da identificação de melhoria dos fluxos de valor principais e de suporte (Processos) por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa (Pessoas). O foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas Lean.

Sobre o AutorFernando Romana, ocupa atualmente o cargo de Diretor do IPAM – The Marketing  School Lisboa, onde acumula também as funções de docente na licenciatura e no mestrado em Gestão de Marketing, desde 2010. É licenciado em Organização e Gestão de Empresas e Recursos Humanos, possui uma pós-graduação em Auditoria e Gestão pelo INDEG/ISCTE e um Executive Corporate Finance pelo IE Madrid. Do seu leque de formações faz ainda parte um doutoramento em Gestão pelo ISCTE-IUL.

Aos 36 anos teve oportunidade de experimentar o seu primeiro cargo de liderança, como diretor do Centro de Serviços Partilhados da Delphi Portugal. Possui uma vida profissional consolidada nas áreas da gestão e da consultoria, com passagens por outras empresas como a General Motors e a ProCME. Ao longo do seu percurso profissional teve a oportunidade de somar experiências nacionais e internacionais que lhe serviram para sustentar o seu actual modelo de gestão, assente numa melhoria contínua e permanente. Ao serviço da Cablesa e da Delphi, exerceu funções em Angola, África do Sul, Tunísia e Alemanha. Na bagagem trouxe a convicção de que “há diferentes formas de abordar questões como o rigor, a pontualidade, o compromisso e a responsabilidade”. E é isto que coloca em prática na sua carreira desde então.

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro