Procurar na Bubok

O ÁLAMO - A Última Fronteira

Impostos e envio não incluídos
  • Autor: RICARDO N. BORGA
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 129
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
Ver ficha técnica completa

O Texas era uma região pertencente à Espanha, que se tornou parte do México, em 1821, quando este conquistou sua independência. Neste período, os Estados Unidos eram um país próspero que crescia a passos largos e ocupava parte do Texas através de colonos que pra lá migravam em busca de novas terras para povoar. O conflito entre os Estados Unidos e o México teve início com a Revolução do Texas que era uma disputa pela posse da região, fato que resultou na captura do Forte Álamo pelos texanos, comandados pelos estadunidenses, que declararam a independência do Texas vindo a se tornar parte dos Estados Unidos.

A Revolução do Texas, ou Guerra de Independência do Texas foi um confronto entre o México e colonos na porção texana do estado mexicano de Coahuila y Tejas. A guerra ocorreu de 2 de outubro de 1835  a 21 de abril de 1836, embora as hostilidades no mar tenham se prolongando até 1840.

Em 1836 o presidente general Antonio López de Santa Anna decide expulsar os texanos definitivamente do Texas. Para detê-lo o general Sam Huston precisa de tempo e ordena que o coronel William Travis defenda uma pequena missão na rota dos mexicanos. A reduzida tropa de Travis recebe o reforço de grupos que acompanham Jim Bowie e Davy Crockett, mas a situação se torna desesperadora. Travis deixa claro que não haverá vergonha se eles partirem enquanto podem, mas cento e oitenta e cinco homens decidem fazer uma resistência heroica no forte Álamo.

O Forte Álamo foi construído e fundado no século XVIII, mais precisamente em 1718, na cidade do Texas que pertencia à Espanha, por enviados da Missão San Antonio de Valejo que foi uma das primeiras expedições comandadas pela Espanha naquela região. O objetivo deste forte era o de proteger os índios que ali habitavam e que estavam passando pelo processo de catequização. 

A Batalha do Álamo foi travada entre o exército mexicano comandado pelo presidente general Antonio López de Santa Anna e o exército texiano após um cerco de treze dias a Missão do Álamo próximo à localidade de Santo Antonio de Bexar, e é considerado nos Estados Unidos, como o evento crucial na Revolução do Texas.

 Todos os defensores foram mortos. A crueldade percebida de Antonio López durante a batalha inspirou muitos texanos ambos os colonos do Texas e aventureiros dos Estados Unidos para se juntar ao exército texiano. Estimulado por um desejo de vingança, os texianos derrotaram o exército mexicano na Batalha de San Jacinto, no dia 21 de abril de 1836, terminando a revolução.

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.